Moderninda: ontem, hoje e amanha.

Páginas: 4 (838 palavras) Publicado: 13 de janeiro de 2013
Introdução
O Palácio dos Inválidos (Place de les Invalides) é um complexo arquitetônico, localizado na cidade de Paris, na França (Anexo1- figura 1). Sob a ordem do rei Louis XIV (1638 – 1715) em1670, o palácio é dedicado aos soldados com deficiência ou àqueles muito velhos para servir em seu exército. A construção inicia em 1671 estendendo-se até 1706.

O texto a seguir tem por objetivofazer uma breve análise dos princípios fundamentais da arquitetura barroca na França, mais precisamente no Palácio dos Inválidos em Paris, tendo como base os fatores sociais e políticos que vivenciaram naregião nessa época.

Desenvolvimento
Segundo Juan-Ramón Triadó (1991), na Itália surge o centro de uma arte contrarreformista, que dará origem a um estilo barroco exuberante influenciando a arteeuropeia do século XVII. Na França também se verifica esta manifestação de um poder estabelecido, porém a arquitetura barroca distancia-se significativamente do barroco Italiano especialmente em duasáreas para Sigfried Giedion (2004): no desenvolvimento de tipos mais refinados de habitação e na organização do espaço externo. O Palácio dos inválidos foi construído em duas etapas. Sendo a primeiraconcebida pelo arquiteto Libéral Bruant (1635-1697) em 1671, indicado pelo ministro da Guerra, Louvois, como um hospital cujo desenho lembra o palácio Escorial na Espanha por Phillippe II (1527 – 1598),pela sua monumentalidade atribuindo-lhe o infinito, conceito da arte barroca de um sentimento de espaço sem fim. Exemplo dessa dimensão infinita do espaço é o conjunto dos enormes jardins comoelementos essenciais de expressão arquitetônica (Anexo 1 – Figura 2). A construção do projeto de Bruant consiste em uma organização de quatro pátios centrados num maior: o ‘’pátio Real’’ (Anexo 2 - Figura3). A segunda etapa consiste na construção da capela (Saint Louis des Invalides) ao Sul, pelo arquiteto Jules Hardouin-Mansart (1646-1708) e foi inaugurado em 28 de Agosto de 1706 pelo rei Louis XIV...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • geografia de ontem de hoje amanhã
  • Modernidade: ontem hoje e amanhã
  • Modernindade ontem, hoje e amanhã
  • Modernidade: Ontem, Hoje e Amanhã.
  • ontem hoje amanha
  • Hoje ontem amanhã
  • O Índio ontem, hoje e amanhã
  • Modernidade: Ontem, Hoje e Amanhã.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!