Modernidade x Pós Modernidade

Páginas: 22 (5298 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
CURSO DE PEDAGOGIA – DOCÊNCIA E GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
COMPONENTE CURRICULAR: PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
ZULENE DE ARAUJO COELHO











MODERNIDADE X PÓS-MODERNIDADE















Juazeiro, 16 de Julho de 2012.
ZULENE DE ARAUJO COELHO







MODERNIDADE X PÓS-MODERNIDADE








Relatórioapresentado como complementação de atividades da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica pela Universidade Estadual da Bahia.
Professor: Clóvis Eduardo de Souza Nascimento.








Juazeiro 16 de Julho de 2012
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO

O modernismo é, antes de tudo, um estilo, uma linguagem, um código, um sistema de signos com normas e unidades de significação. Ou seja, implica emuma visão de mundo. Ser moderno é estar em um tempo e espaço que promete aventura, poder, crescimento, alegria, transformação do ego e do mundo ao redor, mas, ao mesmo tempo, ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que somos e sabemos. O que se disser aqui acerca de modernismo e modernidade vale também para o pós-modernismo e a pós-modernidade. (BEUTTENMÜLLER, 2002)
Antes vamos definirmodernismo e modernidade. Modernismo é o fato; modernidade, a reflexão sobre o fato. Teixeira Coelho no seu livro Moderno Pós-Moderno (Iluminuras) nos lembra que Henri Lefebvre definia modernismo como a consciência que cada uma das gerações sucessivas teve de si mesma e a consciência que as épocas e os períodos tiveram de si mesmos. Teixeira Coelho crê que consciência é uma palavra forte demais e asubstitui por representação, que se encaixa melhor, e por épocas e períodos entende-se um conjunto de pessoas, num certo espaço-tempo, e as relações estabelecidas entre elas. Representação é melhor porque não elimina, como o uso de consciência, o fenômeno da alienação, uma constante histórica. (BEUTTENMÜLLER, 2002)
Antes de conhecer, temos de saber se somos capazes de fazê-lo. Assim começa amodernidade filosófica, articulada no cogito cartesiano. Todo conhecimento tem uma referência ao sujeito do conhecimento. Os novos fundamentos estão dentro do sujeito e a perspectiva moderna pode ser chamada de a metafísica da subjetividade. (MILOVIC, 2005)
A modernidade, para Walter Benjamin, é como viver pelo heroísmo, porque deve estar sob o signo do suicídio que sela uma vantagem heróica que nadaconcede à atitude que lhe é hostil e esse suicídio não é renúncia, mas paixão heróica. Acrescenta ele nas suas reflexões que o verdadeiro herói do mundo moderno é a figura do operário que, na vida diária, enquanto tem vitalidade, vive um esforço heróico. (BENJAMIN, 2000)
No campo da arte moderna, segundo Octavio Paz, esta se caracteriza por ser critica de si mesma, quando é representada como uma épocada aceleração que uma fusão de todos os tempos e todos os espaços que se confluíram par um aqui e um agora do tempo histórico. Inclusive, para ele a modernidade é um conceito exclusivamente ocidental e não aparece em nenhuma outra civilização. E assevera: “A modernidade é uma separação”, uma vez que se inicia como um desprendimento da sociedade cristã, sendo, pois, somente a modernidade capaz derealizar a operação de volta ao principio original, pois só ela pode negar-se a si própria no meio das tentações revolucionárias e religiosas. (MACHADO, 2009)
A idéia de modernidade está intimamente ligada ao desenvolvimento da arte européia, mas o que chamamos "projeto da modernidade" só se torna claro quando nos livramos da costumeira concentração em torno da arte. Permitam-me uma análisediferente, relembrando uma idéia de Max Weber. Ele caracteriza a modernidade cultural pela separação da razão objetiva que se expressava na religião e na metafísica em três esferas autônomas: ciência, moral c arte. Tais esferas vieram a se diferenciar porque as cosmos-visões unificadas de religião e metafísica cindiram-se. Desde o século XVIII os problemas herdados dessas antigas visões de mundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modernidade X Pós-Modernidade
  • Pré- Modernidade, Modernidade e Pós- Modernidade
  • Modernidade e Pós Modernidade
  • Transição da Modernidade para Pós Modernidade
  • Passagem da Modernidade à Pós-Modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!