Modernidade e pós-modernidade

Páginas: 16 (3829 palavras) Publicado: 16 de abril de 2012
MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE: PELA RENOVAÇÃO DO PROJETO DE HUMANIZAÇÃO

Vitangelo Plantamura

Universidade Federal do Rio Grande, Brasil INTRODUÇÃO
Entendemos que, uma vez que a fragmentação, a efemeridade, a atenção às superfícies tornam-se as qualidades da vida pós-moderna, não estamos diante de simples debates teóricos e acadêmicos, significa que as nossas escolhas teóricas não sãoneutras ou arbitrárias. As abordagens teóricas que adotamos têm respaldo em concepções epistemológicas da realidade, em estreita articulação com as relações sociais concretas. Assumir tal pressuposto é essencial para quem faz da educação sua profissão, uma vez que o ato de educar implica em uma prática social que não é neutra e nem arbitrária. É mister para o profissional da educação adquirir umalucidez intelectual e assumir uma postura epistemológica que questione sua realidade educacional e lhe permita escapar das armadilhas de um moralismo voluntarista que conduz a adotar posições contra ou a favor, de um relativismo que conduz a uma epistemologia fastfood, de determinismos estruturais, de reducionismos que empobrecem a complexidade do humano.

CONHECIMENTO E HUMANIZAÇÃO ENTRE INCERTEZASE RELATIVISMOS
Iniciar uma caminhada que objetiva elaborar uma proposta teórico-metodológica que seja base de um processo de competência para o profissional da educação exige um desafio inicial de situar o contexto de crise dos paradigmas nas ciências sociais.

Para auxiliar na compreensão da problemática das transições que assistimos hoje, servimo-nos principalmente das idéias do sociólogoitaliano Domenico De Masi (1999), que retrata com muita propriedade a sociedade pós-industrial, de Harvey (1994), com sua resistência a todo movimento que aniquile a esperança e a utopia da humanidade, e de Santos (2000a e 2000b), cuja análise da transição entre modernidade e pós-modernidade bem ilustra a histórica hegemonia e a atual crise da racionalidade técnica. A complexidade da realidadechamará em causa, também Morim (2000) e Gadotti (2000), que firmarão como princípio educativo dos nossos dias a transdisciplinaridade, enquanto possibilidade de convivência e de enfrentamento de uma lógica disciplinar presente na educação.

O sociólogo italiano Domenico De Masi (1999) nos oferece um retrato completo da sociedade pósindustrial, centrando a hipótese de que nos encontramos mergulhado emuma era de pressupostos econômicos, sociais, políticos e de visão da realidade qualitativamente diferenciada em relação à era da indústria. Trata-se não apenas de um novo estágio da sociedade industrial, mas um salto qualitativo em relação ao período anterior. Não intentamos executar um trabalho de aprofundamento da multiplicidade desses fenômenos, mas extrair de suas trajetórias alguns elementosque reforcem um quadro

OEI-Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653)

Plantamura, Vitangelo: Modernidade e Pósmodernidade …

2

epistemológico para o profissional da educação baseado na possibilidade, na mudança possível, na incerteza e na não inexorabilidade do futuro, e da conseqüente necessidade de engajamento.

A sociedade industrial, período que convencionamos situarentre a metade do século XVII e a metade do século XX, representa uma fase muito mais reduzida do que todas as fases históricas anteriores, caracterizadas sucessivamente pela caça, pelo pastoreio, pelo trabalho agrícola, pela transformação mercantil. A sociedade industrial não se formou de repente, e tampouco foi ultrapassada de repente pela sociedade pós-industrial. Já no final do século XVI,Francis Bacon afirmava apaixonadamente a idéia de que a ciência deveria ingressar triunfalmente na prática cotidiana da vida. No fim do séc. XVIII e no início do séc. XIX foi necessário muito tempo e trabalho para conseguir elaborar modelos teóricos satisfatórios da sociedade industrial. A extensa análise que De Masi realiza põe de um lado os otimistas com as mudanças em andamento e os pessimistas;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modernidade e Pós Modernidade
  • Transição da Modernidade para Pós Modernidade
  • Passagem da Modernidade à Pós-Modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade
  • IMPRIMIR Modernidade E Pos Modernidade
  • Modernidade e pos modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!