modelos pedagogicos

Páginas: 13 (3112 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2015
Introdução

Os modelos pedagógicos e modelos epistemológicos abordados no livro estão presente ao Tradicional, Comportamental e Humanista, no decorrer dos caminhos as escolhas na qual o indivíduo passa no processo educacional devido ao sistema escolhido do mesmo. Mas o livro percorre o mais comum das abordagens tradicionais onde leva o indivíduo a ser sucedido, porém infeliz.Teoria Abordagem Tradicional

Na abordagem tradicional a escola é o local da apropriação do conhecimento, por meio da transmissão de conteúdos e confrontação com modelos e demonstrações. O professor traz o conteúdo pronto e o aluno se limita exclusivamente a escuta-lo, a didática profissional quase que poderia ser resumido em dar a lição e tomar a lição. O professor compete eminformar e conduzir seus alunos na direção dos objetivos impostos pelo programa. Na relação professor x aluno o professor detém todo o poder decisório quanto a metodologia,conteúdo, avaliação e forma de interação na aula.
O homem no início de sua vida é considerado uma espécie de tabula rasa, que precisam ir à escola apenas para que os professores as encham de conhecimento com o que está nocronograma. Isso é um exemplo de Abordagem Tradicional, onde o indivíduo é obrigado a aprender, é presente as regras, punições e autoritarismo. 
Afirma-se que “O homem é um receptor passivo até que repleto das informações necessárias, pode repeti-las a outros que ainda não as possuam, assim como pode ser eficiente em sua profissão, quando tem essas informações e conteúdos.
Todos os alunos sãotratados igualmente, sem que haja uma preocupação com as dificuldades de aprendizagem de cada um. Há disciplinas vistas como mais importantes, tendo assim maior carga horária. O professor somente reconhece que o aluno aprendeu, quando este reproduz igualmente o que foi exposto. Assim, podemos ter uma noção do papel do professor, que é o de justamente transmitir a informação, ele é o mediador entrecada aluno e os modelos culturais. O professor não aprende com o aluno, mas este sim que aprende com o professor. Todavia, a escola nessa abordagem, não é estática, pois sofre transformações dependendo do surgimento de novas formas sociais.





Teoria Abordagem Comportamental

Esta abordagem considera que o meio faz o sujeito, ou seja, de acordo com o ambiente em que se vive definira oscomportamentos do sujeito. O meio é uma descoberta que é nova para o indivíduo que a faz. O homem é uma consequência das influencias existentes no meio ambiente. E o aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões. O indivíduo pode ser condicionado a tal comportamento e, o homem é considerado o produto do meio, o meio pode ser manipulado. O comportamento, por sua vez, pode sermudado modificado.
A mesma atribui-se ao sujeito um papel insignificante na elaboração e aquisição do conhecimento. Ao indivíduo que está adquirido conhecimento compete memorizar definições, anunciando leis, sínteses e resumos que são oferecidos no processo de educação formal. Comportamentalistas afirmam que o comportamento humano pode ser modelado e reforçado. Implicam recompensas e controle naaprendizagem. Os conteúdos transmitidos devem levar a competência.
Sendo assim o professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema ensino-aprendizagem, de tal forma que o desempenho do aluno seja maximizado.









Teoria Abordagem Humanista

Abordagem Humanista apresenta a ideia de que o professor não transmite conteúdo, mas facilita dando uma assistência,criando uma condição para que o aluno aprenda. De forma que o aluno busque seu próprio conhecimento.
Neill, acredita que a criança deve se desenvolver sem intervenções e que seus conhecimentos devem ser adquiridos através de suas experiências.
Rogers, caracterizava a abordagem Humanista como o ensino voltado para o aluno
O conteúdo advém das experiências dos alunos. A pessoa é considerada um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos Pedagógicos
  • Modelos pedagógicos
  • Modelos pedagógicos
  • Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos
  • Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos
  • modelo de relatorio pedagogico
  • modelos pedagogicos epistemologicos na educacao
  • Modelo Projeto Pedagogico Alesandra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!