Modelos Pedagógicos

Páginas: 8 (1891 palavras) Publicado: 20 de janeiro de 2015


MESTRADO EM ENSINO DA MÚSICA
Dois Modelos Antagónicos

Hétero-estruturante Vs auto-estruturante



Unidade Curricular Teoria da Educação
Docente Sónia Múrias



Joana Rita Arantes Lopes
Nº 4100048






Ano Letivo 2014/2015
‘A educação artística não se deve separar da educação geral.’
(Teplov, 1977)
Considero pertinente iniciar este trabalho de reflexão com estaexpressão, pois espelha tudo aquilo pelo que nós, professores do ensino artístico, lutamos e trabalhamos diariamente. Confrontada com o fato de ter que elaborar uma reflexão para a Unidade Curricular de Teoria da Educação, escolhi como tema de trabalho os dois modelos pedagógicos antagónicos – a Escola Tradicional e a Escola Nova. Entre muitos outros possíveis temas de estudo, decidi incidir o meutrabalho sobre esta temática, pois é algo com que tenho mais contato na minha profissão de professora do ensino especializado da música - instrumento contrabaixo, fazendo assim uma reflexão retrospetiva da minha (pouca) experiência como docente, e não desvalorizando a minha experiência ainda como aluna.
A Escola Tradicional é considerado um modelo pedagógico hétero-estruturante. Esta pedagogiaprivilegia a transmissão de conteúdos, ou seja, parte do princípio de que as ideias e os conhecimentos são os pontos mais importantes da educação. O saber é organizado com a intenção de formar ou transformar o aluno, que por sua vez, este é visto como um objeto e não como um sujeito. O aluno é considerado uma ‘página em branco’ onde novos conhecimentos de origem exterior são impressos. O professor dominaa ação educativa, o que conduz o aluno a ser estruturado por outrem que não ele. O professor é tido como um modelo, um mestre a seguir, que impõe uma verdade absoluta.
Há 50 anos, as pessoas repetiam as orações em latim e não percebiam o que estavam a dizer. Hoje, acontece o mesmo com os alunos.
(Vítor Teodoro cit. Catarina Martins In Público, 2011).

Esta metodologia trabalha para umconhecimento padronizado, transmitindo normas e modelos sociais dominantes, os conteúdos escolares são apresentados do mesmo modo para todos alunos, independentemente da capacidade cognitiva de cada um. Apela à memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva, construindo assim a essência de um aluno ideal, aquela que todos devem conseguir atingir (Louis Not, 1993).Depois desta exposição sobre a transmissão do saber, chego à conclusão que é uma metodologia bastante comum nas aulas individuais de instrumento. Não só nas aulas que leciono, mas também nas aulas em que sou aluna. Nomeadamente, no que diz respeito ao mestre. Durante uma aula de instrumento, quantas vezes penso eu: ‘Quero tocar assim!’, ou ‘Como é que o professor faz isso?’. Todas as ideias musicaise técnicas que me são transmitidas são absorvidas e não são refutadas, não pelo fato de não ter capacidade de o fazer e de contra-argumentar, mas sim pelo fato de apenas não refletir sobre a ideia apresentada. O pensamento mais recorrente é: ‘Ele é meu professor, sabe mais e toca melhor do que eu, portanto se eu tocar como ele demonstra vou atingir o meu objetivo, pois ele é um modelo para mim.’Tem a vantagem de ganhar tempo ao imitar o meu professor, mas tem a objeção que deste modo não há aprendizagem. Ao imitar também estou a ser mais precisa, porque não vou cometer erros sobre o estilo, ou até sobre as técnicas na contextualização histórica da obra, se tocar como o meu professor. Mas mais uma vez não é um ato educativo, pois só sabendo que estou a errar é que vou aprender a fazercorretamente quando estiver a estudar e a trabalhar autonomamente. Reproduzindo apenas a ideia do meu professor, não faço uma organização construtiva de um pensamento, de uma ideia, portanto vou ser um sujeito passivo. E, por último, seguindo esta lógica, há uma prevalência da facilitação, evitando a investigação pessoal. Contudo, as aulas individuais de instrumento têm a vantagem de ao aplicar este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos pedagógicos
  • Modelos pedagógicos
  • Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos
  • Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos
  • modelo de relatorio pedagogico
  • modelos pedagogicos epistemologicos na educacao
  • Modelo Projeto Pedagogico Alesandra
  • Modelo De projeto Pedagógico.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!