Modelos de políticas públicas

Páginas: 2 (404 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
A esfera governamental, a fim de tomar a melhor decisão frente a um problema ou uma necessidade de posicionamento, pode formular suas alternativas baseadas em três modelos principais, sendo eles:Modelo de Política Racional, Modelo Organizacional e Modelo de Política Burocrática.
No Modelo de Política Racional, todos os atores agem de maneira racional e focalizada para o problema específico queestá em foco. Em se tratando de uma decisão de governo, podemos classificá-lo como ator unitário, monolítico, por tratar o problema estrategicamente.
Neste modelo, os objetivos são claramentedefinidos, as soluções alternativas identificadas, bem como suas possíveis conseqüências. Após a escolha da melhor alternativa, a ação é tomada.
Já no modelo Organizacional, transcende a pura racionalidadedo modelo anterior, classificando Estado e governo como “constelações organizacionais, relativamente autônomas e com cultura e ambições próprias. O governo utiliza suas diversas instituições comosensores, respondendo a esses estímulos através das rotinas e procedimentos e atividades dessas próprias instituições. Neste modelo os atores são agentes das organizações, porém, ainda é ignorada grandeparte do jogo político, de barganha e organização.
O Modelo de Política Burocrática, entretanto, rejeita a idéia da racionalidade linear em relação a uma política específica. Sendo assim, admite apossibilidade do cruzamento de linhas entre as diferentes políticas. Nesse modelo é fundamental definir qual o interesse em jogo para cada ator envolvido, pois uma decisão que a princípio parece poucoracional, pode, na verdade, se tratar de um elemento de barganha. São admitidos, nesse contexto, diversos tipos de atores com elementos e recursos de poder distintos. O poder e as habilidades políticastornam-se importantes na medida que são a negociação e a barganha que definirão a solução mais conveniente para o conflito.
Tendo em vista a realidade brasileira, onde o jogo político é decisivo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo de politicas publicas
  • Neoinstitucionalismo como modelo de análise para as políticas públicas
  • Políticas públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análises
  • Resenha do texto “Mapeamento dos modelos de análise de políticas públicas”
  • Administração pública e políticas públicas
  • Políticas públicas
  • Política publicas
  • Politicas Publicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!