Modelos de gestão pt01 eniac

593 palavras 3 páginas
1. A disputa pelos CONSUMIDORES será entre 5 MIL HIPERMERCADOS COM ATÉ 15 MIL M2 DE ÁREA, 1 MILHÃO DE FUNCIONÁRIOS E FATURAMENTO DE U$ 25 BI contra............... 14 milhões de pequenos armazéns, de 48 M2 de ÁREA, em média (4,00 METROS DE FRENTE POR 12 METROS DE FUNDO), que empregam 25 milhões de funcionários e com um faturamento em conjunto de U$ 250 BI. Comente quem vai ganhar e quem vai perder essa briga. Por que?
R. É muito provável que com o tempo as lojinhas percam a briga, pois redes de supermercados entram no mercado com muita força financeira, boa capacidade me negociação com seus fornecedores para com conseguirem repassar melhores preços, além da organização, limpeza e comunicação visual muito bem estudada. Mas isso pode levar certo tempo, devido a cultura local da facilidade de entrega e de comprar fiado.

2. Esses números fizeram crescer os olhos da rede Americana WAL-MART, da rede Francesa CARREFOUR e da rede Inglesa TESCO. Porém uma lei indiana de reserva de mercado, impede que essas empresas entrem no país diretamente. Através dessa lei, a rede de hipermercados que quiser entrar no país deverá associar-se com alguma rede indiana. Na sua opinião isso atrasa o progresso do país ou protege suas empresas e os consumidores em geral? Comente.
R. Sou contra leis protecionistas, em minha humilde opinião o protecionismo permite que o mercado se acomode e não progrida. Mais redes grandes signica mais empregos formais, maior concorrência, o que gera melhor atendimento e melhor preço.

3. Coloque-se no lugar do povo Indiano: O que é preferível ? Uma loja a alguns passos de sua casa, com poucos produtos...... ou um hipermercado a alguns quilômetros, mas com diversos produtos de todas as partes do mundo? Comente.
R. É preferível ter os dois modelos, afinal as lojinhas não irão acabar, apenas irão diminuir de número e tamanho. Haverão os grandes mercados para fazer a compra do mês e as lojinhas para uma compra urgente.

4. Comente as razões de hoje

Relacionados