MODELOS DE CICLOS DE VIDA

Páginas: 7 (1725 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Mantida pela Instituição Cultural e Educacional de Ivaiporã – ICEI
Recredenciada pela Portaria nº. 545 – MEC – de 11/05/12 – D.O.U. – 14/05/12











ENGENHARIA DE SOFTWARE








PAULO HENRIQUE DA SILVA















TIPOS DE MODELOS DE CICLO DE VIDA DE SOFTWARE



















Ivaiporã2013
Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Mantida pela Instituição Cultural e Educacional de Ivaiporã – ICEI
Recredenciada pela Portaria nº. 545 – MEC – de 11/05/12 – D.O.U. – 14/05/12







PAULO HENRIQUE DA SILVA






















TIPOS DE MODELOS DE CICLO DE VIDA DE SOFTWARE







Trabalho apresentado para obtenção de notas da disciplina deEngenharia de Software do 2º Semestre do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí.
Orientador: Paulo Ricardo.











Ivaiporã
2013
INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de software se divide em varias fases: comunicação, planejamento, modelagem, construção implantação e a manutenção. Sendo assim, pode se dizer que ciclo de vida de softwarenada mais é do que a união dessas fases, como se fosse um esqueleto utilizado para encaixar essas fases do processo de desenvolvimento do software da maneira mais apropriada.
Desta forma, neste trabalho abordaremos os tipos de ciclos de vida do software, os pontos autos e baixos de três tipos de ciclos retirados de livros e com uma analise objetiva de cada um deles.MODELO DE CICLO DE VIDA CASCATA

De acordo com o autor Stephen R. Schach na obra ‘Engenharia de Software: Os Paradigmas Clássicos Orientado a Objetos’, pagina 51, “Um ponto crítico referente ao modelo cascata é que nenhuma fase é terminada atê que a documentação para essa fase tenha sido completada e os produtos dessa fase tenham sido aprovadospelo grupo SQA (garantia de qualidade de software). Isso acarreta modificações; se os produtos de uma fase anterior tiverem de ser modificados como conseqüência de se seguir uma volta de realimentação, essa fase anterior é considerada completa apenas quando a documentação para ela tiver sido modificada e as modificações tiverem sido verificadas pelo grupo SQA.
Algo inerente a cada uma das fasesdo modelo cascata são os testes. Os testes não formam uma fase distinta a ser realizada apenas após o produto ter sido construído nem devem ser realizados apenas no final de cada fase. Em vez disso os testes devem ser contínuos ao longo do processo de desenvolvimento de software. Particularmente durante a manutenção, é necessário garantir não penas que a versão modificada do produto ainda façaaquilo o que a versão anterior fazia – e ainda fazê-lo de forma correta (testes de regressão) – como também satisfazer quaisquer novas exigências impostas pelo cliente.
O modelo cascata apresenta vários pontos fortes, entre os quais o cumprimento do enfoque rigoroso, ou seja, a estipulação de que deve ser fornecida documentação com cada fase, e a exigência de eu todos os produtos de cada fase(inclusive a documentação) sejam verificados meticulosamente pelo SQA. Entretanto, o fato de o modelo cascata ser dirigido por documentação também pode ser um ponto fraco...
...Há uma grande diferença entre a maneira pela qual o cliente entende um produto, conforme é descrito pelo documento de especificações, e o verdadeiro produto. As especificações existem apenas no papel; portanto, o cliente nãopode realmente entender qual será o verdadeiro aspecto do produto. O modelo cascata, com uma dependência tão grande de especificações escritas, pode levar a construção de produtos que simplesmente não atendem às reais necessidades do cliente.”




ANALISE DO CICLO DE VIDA CASCATA

Com base na obra de Stephen, o modelo de ciclo de vida cascata é um modelo composto por varias etapas de forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos de ciclo de vida de software
  • MODELOS DE CICLO DE VIDA DE SOFTWARE
  • ESI Modelo Ciclo Vida
  • Modelos de ciclos de vida
  • Modelo de ciclo de vida espiral
  • Ciclos de vida modelo cascata resumo
  • Modelo de ciclo de vida do software em v
  • Modelos ciclo de vida desenvolvimento software

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!