Modelos de Avaliação Pedagógica

Páginas: 6 (1349 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
Curso de Profissionalização em Serviço
MODELOS DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

No ano último ano letivo em que lecionei (o anterior), fui professora em Cursos de Educação e Formação numa Escola Secundária cujo nome não é relevante para este trabalho, tendo sido contratada depois de as aulas terem começado. Por isso, já encontrei os Critérios Gerais de Avaliação definidos, não tendo qualquerparticipação no processo. Foram-me entregues pelo Chefe do Departamento do Grupo 430 – Economia e Contabilidade.
Ao que sei, esses critérios foram discutidos e aprovados pelo Conselho Pedagógico da Escola, conforme determina a lei. Segundo me foi transmitido, houve um debate aberto em que participaram os colegas colocados, tendo sido considerado o conteúdo da legislação em vigor sobre a matéria e aexperiência anterior neste tipo de cursos. Resumidamente, esses critérios estavam explanados do seguinte modo:
COMPETÊNCIAS GERAIS
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO/ /PONDERAÇÃO
SABER
Conhecimentos
Compreensão
Interpretação
Expressão
Aplicação
Produção
Trabalho na aula
Trabalho em casa
Trabalho de pesquisa
Trabalho de projecto
Relatórios e…
Outros
40% a60%, segundo os critérios específicos de cada disciplina
SABER FAZER
Capacidades
De acordo com a especificidade de cada disciplina

30% a 50% , segundo os critérios específicos de cada disciplina


Testes

SABER SER
Atitudes
Interesse/Participação/
/Iniciativa
Assiduidade
Respeito
Responsabilidade
Cooperação
Observação directa a partir de grelhas de observação
Grelhas de auto ehétero-avaliação
10% a 30%
SABER APRENDER
Regulação da Aprendizagem
Utilização de Estratégias Reguladoras da Aprendizagem


De acordo com a minha experiência, o meu conhecimento sobre a Escola (onde já estivera colocada em anos anteriores, sempre nas mesmas circunstâncias) e sobre as caraterísticas dos alunos, e tendo, ainda em conta os objetivos das minhas disciplinas, defini os critériosde Classificação/Ponderação dentro dos intervalos pré-estabelecidos, conforme recomendação superior. Sem que fosse feita qualquer verificação ou exigida aprovação, divulguei-os aos alunos. Tive a preocupação de os explicar e contextualizar, clarificando a sua aplicação e as expetativas que lhes estavam subjacentes. Transmiti ao Director de Turma os critérios definidos para as minhas disciplinas,solicitando-lhe que informasse os encarregados de educação. Nas reuniões de avaliação e nas reuniões intercalares, em que os representantes dos alunos e os representantes dos encarregados de educação tinham assento, tive oportunidade de reforçar essa informação (embora raramente uns e outros participassem nessas reuniões, situação recorrente nos vários anos de ensino que já tenho e nas diversasescolas por que passei).
Apesar do meu comportamento dentro das “normas”, devo dizer que não me senti inteiramente confortável com a desproporção de pesos nas Classificações/Ponderações. Creio que a situação encontrada refletia a dificuldade de estabelecer critérios de avaliação num contexto de autonomia curricular relativa, mas em que emergiam opiniões defensoras de distintos conceitos deavaliação (sumativa, formativa e diagnóstica) e com diferentes pesos. Perante realidades concretas, estes tipos de avaliação ainda suscitam entre nós, professores, muitas dúvidas quanto à pertinência da sua aplicação, carecendo de reflexão aprofundada. Tenha-se em conta que, por um lado, os programas escolares favorecem mais o desenvolvimento de competências do que a conquista de objetivos; e, por outrolado, a avaliação sumativa, de carácter normativo e que se traduz na atribuição de uma nota a um “produto”, ainda é preferida em relação à avaliação formativa, à primeira vista não mensurável e mais complexa, mas centrada no processo de aprendizagem quotidiano do aluno e nas metodologias desenvolvidas na sala de aula. Ora os limites percentuais estabelecidos pelos critérios acima apresentados,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos de avaliação pedagógica
  • E-fólio a modelos de avaliação pedagógica
  • Avaliação pedagógica
  • Avaliação Pedagógica
  • Avaliação pedagógica
  • Avaliação pedagógica
  • Modelos de avaliação e avaliação educacional
  • Avaliação modelo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!