modelos de administração

Páginas: 5 (1013 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Atividade 1
Carla Rossi trabalha de acordo com o método Cartesiano, criado por René Descartes no século XVII. Esse método de trabalho consiste no princípio da dúvida sistemática, que promove tudo como falso, até que se prove verdadeiro. Duvida-se de cada ideia que possa ser duvidada.
Com base na ciência matemática, que fascinava Descartes pelo rigor do raciocínio e evidências que elaproporcionava, ele elabora então este método, que era composto de quatro regras: a regra da evidência, da análise, da síntese e a da enumeração.
O objetivo era não deixar nada omisso, ou passar sem ser percebido:
1 Verificar: Se existem evidências reais sobre o que será estudado; Consiste em nunca aceitar algo como verdadeiro sem conhecê-lo evidentemente como tal.-“Só devo acolher como verdadeiro aquilo que é me apresentado de forma tão clara que eu não tenha como duvidar”.

2 Analisar: Decompor ao máximo as dificuldades e estudar as coisas mais simples que aparecem.
-“Em presença de dificuldades no conhecimento,devemos dividi-las em parcelas, quantas forem necessárias para se chegar a partes claras e assim solucionar o problema”.

3 Sintetizar: Agrupar novamente as unidades estudadas, admitindo uma ordem entre eles, mesmo que não apresentam nenhuma ligação natural entre si.
-“Devo conduzir meus pensamentos por ordem,começando pelos mais simples até chegar aos mais complexos”.

4 Enumerar: A fim de manter a ordem do pensamento, fazer enumerações completas e revisões tão gerais, que levará a certeza de nada ter se omitido.
-“Fazer as revisões, tantas quantas forem necessárias, para ter certeza de que todos os elementos foramconsiderados”.

Desta forma, o Método Cartesiano tem como objetivo obter certezas, que assegurem a possibilidade de um conhecimento universal.



Atividade 2
Antônio pode achar que é inovador, de acordo com os critérios usados para implantar o seu modelo de administração... ele se baseou em dois modelos Organizacionais: o Linear e o Funcional.
A Organização Linear consiste em um modelo dehierarquia, com autoridade absoluta, decisões centralizadas e comunicação através de um líder direto... Podendo haver muita rigidez, dificultando inovações e adaptações.
Já na Organização Funcional, a linha de comunicação é direta, a autoridade dividida por especialistas e as decisões descentralizadas. É uma administração de conhecimento, e não há hierarquia, é o especialista que promove as decisões.As duas Organizações são bastante distintas, mas foram nelas em que Antônio se baseou para implantar o seu novo modelo, acreditamos que as duas organizações poderiam dar certo, separadamente; No ponto de vista do grupo, interligar os dois modelos não seria uma solução inovadora para trazer resultados positivos para a empresa, pelo menos não em curto prazo, pois faria a administração da empresaficar um tanto bagunçada, seguir apenas um modelo seria o mais adequado, pois não surgiriam dúvidas sobre cada posto e autoridade, e a comunicação seria mais eficaz.













Atividade 3
Provavelmente Jairo estava com a Administração da empresa “engessada” há muito tempo... o que devia estar impedindo o desenvolvimento da empresa e comprometendo a qualidade dos produtos, devidoà falta de atualização e inovação.
Com certeza um empresário não quer receber uma crítica como a que Jairo recebeu, porém, essa seria talvez a melhor opção para a “Dinossauros” se renovar; Hoje em dia tudo se renova em um curto espaço de tempo, e cabe às empresas e às administrações acompanharem o ritmo e as tendências mercadológicas.
No lugar de Jairo, aceitaríamos a crítica da melhor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos da Administração
  • MODELOS DE ADMINISTRAÇAO
  • MODELOS DE ADMINISTRAÇAO
  • MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO
  • Modelos de Administração
  • MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO
  • MODELOS DE ADMINISTRACAO
  • modelo de administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!