Modelos de administração

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2012
2 MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO

Autoridade, respeito, controle, educação e autonomia são requisitos que se associam em inúmeras quantidades para persuadir a conduta das pessoas dentro das famílias, grupos, organizações e sociedades. Em todos os conjuntos sociais, esses componentes sempre serão existentes, sendo em maior ou menor quantidade.
Há dois modelos fundamentais de administração, que usamesses requisitos em quantidades distintas: o modelo diretivo (ou diretivo-autoritário) e o modelo participativo (ou consultivo-participativo), que podem se opor como pontos divergentes de uma mesma escala, como mostra a figura N.N
As empresas, sendo empresas famosas ou não, podem ser relativamente diretivas e relativamente participativas. A escala apresentada na figura tanto avalia as entidadesquanto o desempenho do diretor, possibilitando também a análise de partidos políticos, construção de idéias, associações e até mesmo corporações, que tanto podem ser liberalistas quanto tradicionalistas.
2.1 MODELO DIRETIVO

O modelo diretivo ressalta o uso da autoridade formal e seu procedimento para alcançar a disciplina. À medida que a escala avança para o lado esquerdo, destacam-se osaspectos deste modelo. Nas entidades que aplicam o modelo diretivo, as pessoas são conduzidas por uma estrutura administrativa centralizada. O chefe não pode ser questionado e utiliza mecanismos coercitivos para enfatizar sua função. As entidades que adotam o modelo diretivo de administração também são denominadas como mecanicista.
2.2 MODELO PARTICIPATIVO

No modelo participativo se sobressai àliderança, a disciplina e a autonomia. Do centro para a direita da escala, destacam-se os aspectos do modelo participativo. Nas entidades que seguem o modelo participativo, cada indivíduo é responsável pela própria conduta e desempenho. A disciplina é intrínseca, e não imposta de fora, por meio de normas. As entidades que adotam o modelo participativo de administração também são denominadas comoorgânicas.

3 PROBLEMAS DO MODELO TRADICIONAL

O modelo diretivo-autoritário afirmou-se nas entidades há muito tempo e foi fortificado pelas premissas dos precursores da administração, tais como Taylor, Ford e Fayol, que ressaltou a função dos chefes e a padronização dos empregados. Não dá para afirmar que essas pessoas eram ideologicamente despóticas, mas suas perspectivas estavam voltadas para osmodelos hierárquicos que fortificavam a separação entre administração e a mão de obra, inseridas em postura de subordinação.
Tradicional não é sinônimo de prepotente. As entidades se habituaram a preservar o uso do padrão Ford- Taylor e tornaram-se somente isso, habituais. Por isso, foi conveniente classificá-las como sendo entidades mecanicistas ou burocratizadas, que buscam conformidade com asimplicidade das máquinas.
As funções e a distribuição do trabalho são cuidadosamente estruturadas, conforme os preceitos determinados no início da revolução industrial e fortalecido pelo movimento da administração científica e pelo método de produção de Ford. Além disso, como todo projeto depende dos chefes e de profissionais, a entidade tradicional exclui a maior parte de seus auxiliares noprocesso de decisão, e assim, inibindo o uso do pensamento.
Existem quatro críticas principais, quanto a esse modelo de organização, que serão apresentadas abaixo.
3.1 INEFICIÊNCIA GLOBAL DO SISTEMA

4 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

Devido aos problemas que o modelo diretivo autoritário apresenta,

Nos anos 60, o pesquisador americano Rensis Likert, decidiu comparar o modelotradicional com o modelo participativo. Em suas teses, Likert buscou as características das entidades de melhor e pior desenvolvimento. Para isso, inventou uma “régua” de medir as entidades. No lado esquerdo, fica o Sistema 1, que se adéqua ao modelo de empresa diretivo-autoritária, semelhante ao modelo mecanicista de Burns e Stalker. No lado direito, há o Sistema 4, consultivo – participativo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos da Administração
  • MODELOS DE ADMINISTRAÇAO
  • modelos de administração
  • MODELOS DE ADMINISTRAÇAO
  • MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO
  • Modelos de Administração
  • MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO
  • MODELOS DE ADMINISTRACAO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!