modelos classicos organizacional abordando o Tayolismo, Fordismo e outros

318 palavras 2 páginas
TAYLORISMO
É um sistema de organização do trabalho concebido pelo engenheiro mecânico norte-americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915), com o qual se pretende alcançar o máximo de produção e rendimento com o mínimo de tempo e de esforço. Em 1911, desenvolveu uma obra chamada “Os princípios da administração”, que continha uma série de métodos inovadores para a produção industrial, que ficaram mundialmente conhecidos por taylorismo, em relação ao seu sobrenome.
A partir dessa concepção, o trabalho na indústria foi fragmentado, cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado. Taylor entendia que a hierarquização evitava a desordem predominante do tempo, já que a organização ficava por conta dos trabalhadores. Separou, dessa forma, o trabalho manual do trabalho intelectual, dividindo os funcionários entre aqueles que eram pagos para pensar de modo complexo (planejar), e aqueles que eram pagos, e mal pagos, para executar.
Há uma série de princípios enunciados por Taylor, pelas quais a organização deve se orientar para melhorar sua eficiência:
a) substituição dos métodos empíricos e improvisados por métodos científicos e testados (planejamento);
b) seleção dos trabalhadores para suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo (seleção ou preparo);
c) supervisão do trabalho, se está sendo executado como foi estabelecido (controle);
d) disciplinar o trabalho (execução).
À mão-de-obra operária, naquela época, não era exigida a escolarização. O trabalho sistemático fazia dos trabalhadores peças descartáveis. Nesse sentido, era grande a economia na folha de pagamento das indústrias, pois a maioria dos trabalhadores era sem qualificação.
1.1. Principais características e objetivos
- Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma

Relacionados

  • Conhecimento organizacional uma análise na empresa ds pneus
    16461 palavras | 66 páginas