Modelos atômicos

Páginas: 9 (2249 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
Modelos Atômicos

IFBA (campus- Vitória da Conquista)
Professora: Rossana
Curso: Eletrônica
Turma: 6111
Disciplina: Química
Aluna: Thainá Castro

Introdução --------------------------------------------------1
Significado de um modelo atômico-------------------2
Modelos atômicos----------------------------------------3
Modelo atômico de Dalton----------------------------3.1
Modeloatômico de Thomson------------------------3.3
Modelo atômico de Rutherford----------------------3.4
Modelo atômico de Bohr------------------------------3.6
Conclusão--------------------------------------------------4
Bibliografia------------------------------------------------5

Introdução

O átomo é a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Cada substancia do universoé feita por minúsculas partículas nomeadas de átomos. O modelo atômico é o modelo usado para representar um átomo.
Cientistas como: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, desenvolveram teorias para o melhor entendimento, depois de séculos que chegaram a teoria que nós utilizamos atualmente para a definição de um átomo, ao decorrer desse trabalho serão apresentadas as teorias desses cientistas.

1O significado de um modelo

As ciências se valem de alguns procedimentos básicos que têm permitido ao homem estabelecer explicações capazes de justificar o modo de funcionamento de determinado sistema, que é objeto do seu estudo.
Para chegar a propor um modelo de átomo, tanto os físicos quanto os químicos têm valido de procedimentos científicos, como a coleta de dados organizados naexperimentação.
Nos experimentos, são feitas observações que visam à identificação e ao controle dos fatores que permitem sejam eles repetidos, sistematicamente, bem como aperfeiçoados. Essas observações podem ser qualitativas (cor, cheiro, especto, estado físico) e quantitativas, em que são utilizados instrumentos de medida, desde os mais simples até os mais sofisticados.
A expressão das observaçõesexperimentais, de uma maneira mais geral e concisa, baseada nas leis permite, muitas vezes, que sejam feitas previsões de resultados experimentais de fatos jamais observados.
As leis expressão através de um texto qualitativo ou de uma expressão matemática a síntese de um conjunto de observações experimentais.
No entanto, uma lei não explica a razão pela qual um sistema se comporta dedeterminada forma.
Tentando explicar o que ocorre na natureza e prever novos comportamentos é que um cientista pode propor um modelo, associando para tal seus conhecimentos e sua criatividade.
Ao estudar as leis dos gases, vc teve a oportunidade de compreender como Joule propôs a Teoria Cinética dos Gases. Para construí-la, ele teve que fazer uma série de suposições que nos permitem imaginar ocomportamento de corpos invisíveis, tais como as moléculas de um gás.
Como vimos, esse modelo, como qualquer outro, tem suas limitações, uma vez que é uma representação da realidade e não a realidade. Quando novos fatos experimentais não podem ser explicados pelo modelo, ele é modificado, de modo que possa explicar essas novas observações.

2
Modelo atômico de Dalton: O primeiro

A ideia de átomoindivisível foi introduzida pelos filósofos gregos, quase V séculos antes de cristo. No entanto, essa proposta, assim como a de outros indivíduos que delas se valeram até o inicio do século XlX, não tenha base experimental, ou seja, não pode ser considerada um modelo científico, de acordo coma acepção moderna.
Toda teoria ou modelo cientifico surge da necessidade de se explicar um conjunto defatos experimentais expressos através de leis.
No final do século XVlll, Lavosier publicou uma série de trabalhos que nos levam a considera-lo como fundador da química como ciência moderna. É dele a lei da conservação das massas “Numa reação química, a massa dos reagentes é igual as massas dos produtos.”
Pouco depois, Proust formula da lei das proporções definidas, segundo a qual, numa dada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos atômicos
  • Modelos atômicos
  • MODELO ATÔMICO
  • Modelo Atômico
  • Modelos Atômicos
  • Modelos ATÔMICOS
  • modelos atômicos
  • Modelo atomico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!