modelos atômicos

Páginas: 5 (1250 palavras) Publicado: 19 de junho de 2014
Modelos Atômicos
Os modelos atômicos são teorias baseadas na experimentação feita por cientistas para explicar como é o átomo.
Os modelos não existem na natureza. São apenas explicações para mostrar o porquê de um fenômeno. Muitos cientistas desenvolveram suas teorias. Com o passar dos tempos, os modelos foram evoluindo até chegar ao modelo atual.
Modelo de Dalton
John Dalton, em 1802, criouum modelo que retomava o antigo conceito dos gregos. Ele imaginou o átomo como uma pequena esfera, com massa definida e propriedades características. Pelo modelo de Dalton as transformações químicas podem ser explicadas, de uma maneira bem simples, pelo rearranjo de átomos.

Dalton concebeu a existência de átomos com propriedades diferentes. E, de forma, definiu elemento químico. Os átomos quepossuem a mesma massa, tamanho e forma constituem um elemento químico. Propôs alguns elementos químicos e representou-os por meio de símbolos.
Dalton formalizou seu modelo nos seguintes postulados:
• Toda matéria é constituída por átomos, que são as menores partículas que a constituem. Átomos são indivisíveis, indestrutíveis e não podem ser transformados em outros, nem mesmo durante osfenômenos químicos.
• Os átomos de elementos químicos diferentes têm massas diferentes e comportam-se desigualmente em transformações químicas.
• Os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos em massa e comportam-se igualmente em transformações químicas.
• As transformações químicas ocorrem por separação e união de átomos, isto é, átomos de uma substância que estão combinados de um certo modoseparam-se, unindo-se novamente de uma outra maneira, formando outras substancias.
Modelo de Rutherford

Em 1911, o físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) realizou um experimento em que, ao bombardear uma fina chapa de ouro com partículas alfa (núcleos de átomos de gás hélio), apenas uma pequena quantidade dessas partículas foi desviada.
Intrigado com o fato de que a maioria daspartículas atravessava a lâmina sem qualquer dificuldade e sem desviar a trajetória original que seguia, Rutherford chegou às seguintes conclusões lógicas:
• se a maioria das partículas atravessava a chapa de ouro sem sofrer desvio é porque essa chapa praticamente não oferecia resistência à passagem dos núcleos de hélio. Isso só seria possível se os átomos não fossem maciços, mas partículas com volumequase que todo vazio;
• quase toda massa de um átomo se concentra em uma pequena região que passou a ser denominada núcleo – região constituída de prótons (descobertos apenas em 1919) e nêutrons (descobertos apenas em 1932). Todo o restante de um átomo – a chamada eletrosfera – seria destinado aos elétrons, que possuem massa quase 2000 vezes menor que a dos prótons.
Rutherford estabeleceu umacomparação entre seu modelo atômico e o nosso Sistema Solar: o pequeno núcleo com grande massa representaria o Sol, e os elétrons, vagando em um enorme espaço vazio, representariam os planetas que orbitam o Sol. Segundo o modelo de Rutherford, os elétrons são dotados de carga elétrica negativa, enquanto o núcleo, de carga elétrica positiva.
Outros pesquisadores descobriram que todos os átomospossuem o núcleo composto de prótons (carga positiva e de mesmo módulo que a dos elétrons) e nêutrons (eletricamente neutros). Assim, sabendo-se que em um átomo o número de prótons e elétrons é igual, os cientistas concluíram que a carga elétrica total de um átomo é sempre nula.


Modelo de Bohr
O modelo de Rutherford, proposto em 1911, apesar de esclarecer satisfatoriamente os resultados daexperiência sobre a dispersão de partículas alfa, possuía algumas deficiências, como, por exemplo, não explicar os espectros atômicos. Em 1913, Niels Bohr propôs um outro modelo, mais completo, que era suficiente para explicar o espectro de linhas.
Em seu modelo, Bohr incluiu uma série de postulados:
• Os elétrons, nos átomos, movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares, chamadas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos atômicos
  • Modelos atômicos
  • MODELO ATÔMICO
  • Modelo Atômico
  • Modelos Atômicos
  • Modelos ATÔMICOS
  • Modelo atomico
  • Modelos atomicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!