Modelos atômicos - thompson a böhr

Páginas: 8 (1829 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2012
RESUMO
Na antiguidade acreditava-se que dividindo a matéria em pedaços cada vez menores, chegaríamos a um ponto onde partículas, cada vez menores, seriam invisíveis ao olho humano e, segundo alguns pensadores, indivisíveis. Os filósofos gregos Demócrito e Leucipo afirmavam que a matéria não era contínua, e sim constituída por minúsculas partículas indivisíveis, às quais deram o nome de átomos.Segundo Demócrito, os átomos por si só apresentam as propriedades de tamanho, forma, impenetrabilidade e movimento, dando lugar, por meio de choques entre si, a corpos visíveis. Além disso, ao contrário dos corpos macroscópicos, os átomos não podem interpenetrar-se nem dividir-se, sendo as mudanças observadas em certos fenômenos químicos e físicos atribuídas pelos atomistas gregos a associações edissociações de átomos. Platão e Aristóteles, filósofos muito influentes na época, recusaram tal proposta e defendiam a ideia de matéria contínua. Esse conceito de Aristóteles permaneceu até a Renascença, quando por volta de 1650 d.c. o conceito de átomo foi novamente proposto por Pierre Cassendi, filósofo francês. O conceito de "Teoria atômica" veio a surgir após a primeira ideia científica deátomo, proposta por John Dalton após observações experimentais sobre gases e reações químicas. Os modelos atômicos são, portanto, teorias fundamentadas na experimentação. Tratam-se, portanto, de explicações para mostrar o porquê de um determinado fenômeno.











SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 4
MODELO ATÔMICO DE J.J. THOMSON 5
MODELO ORBITAL DE E. RUTHERFORD 6
SISTEMA PLANETÁRIO DENIELS BÖHR 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9






























1. INTRODUÇÃO
Ao analisarmos os conhecimentos atômicos, desde o século V a.c. ( por Leucipo de Mileto e seu discípulo Demócrito de Abdera) até os modelos atuais, podemos entender melhor a evolução dos nossos conhecimentos sobre a matéria e o desenvolvimento dos modelos atômicos com opassar dos anos. Iremos assim, estudar o desenvolvimento dos modelos atômicos e estudo sobre o matéria através dos modelos de Joseph John Thomson, Ernest Rutherford e Niels Bohr.
J.J. Thomsom desenvolveu um estudo em 1897 no qual formulou a teoria segundo a qual a matéria, independente de suas propriedades, contém partículas de massa muito menores que o átomo do hidrogênio. Inicialmentedenominou-as de corpúsculos, depois conhecidas como elétrons e acreditava que era impossível auto-dividir as partes sem que ocorra um serramento de fissão nuclear no átomo. O modelo proposto por ele ficou conhecido como pudim de passas.
E. Rutherford , em 1911, desenvolveu sua pesquisa através do estudo da trajetória de partículas. A partir desta surgiu então o modelo atômico clássico no qual se baseariaa ideia de que o átomo haveria a presença de um núcleo, no qual se encontram os prótons e nêutrons, e de uma eletrosfera, na qual estão os elétrons girando ao redor do núcleo em órbitas. O modelo atômico de Rutherford ficou conhecido como modelo planetário, ou teoria orbital.
Em 1911, N. Bohr publicou uma tese que demonstrava o comportamento eletrônico dos metais. Na mesma época, iniciou seutrabalho com Ernest Rutherford e o estudo para aperfeiçoamento da teoria orbital proposta por ele. Em 1920, Bohr acabou desenvolvendo um modelo atômico que unificava a teoria atômica de Rutherford e a teoria da mecânica quântica de Max Planck ¹ . Sua teoria consistia que ao girar em torno de um núcleo central, os elétrons deveriam girar em órbitas específicas com níveis energizado.


2. MODELOATÔMICO DE J.J. THOMSON
J.J. Thomson (1856-1940) foi pioneiro na pesquisa de partículas menores que o átomo. Através de experimentos ele raciocinou que as partículas possuíam cargas negativas, e que toda matéria possuía as mesmas, ele deu o nome de Elétrons a essas partículas. Com esta descoberta ele iniciou o cálculo da unidade de carga negativa desta partícula e descobriu que esta possuía uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo atômico de niels bohr
  • Modelo Atomico de Bohr
  • Modelo atómico de bohr
  • Modelo atomico de bohr
  • modelo atomico de ruterford bohr
  • Modelo atômico de bohr
  • Modelo atomico bohr
  • Modelo atomico de Bohr

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!