Modelos ágeis

Páginas: 2 (262 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
Modelos Ágeis

Provavelmente o método ágil mais conhecido é a extreme programming (Beck, 1999; Beck, 2000). Contudo, outros métodos ágeis incluem: Scrum, Crystal, Adaptative SoftwareDevelopment, DSDM e Feature Driven Development.

Extreme Programming - Neste modelo todos os requisitos são expressos como cenários, que são implementados diretamente como uma série detarefas. Alguns princípios da Extreme programming são: planejamento incremental, pequenos releases, projeto simples, desenvolvimento test-first, refactoring, programação em pares,propriedade coletiva, integração contínua, ritmo sustentável, cliente on-site.

Scrum - Tem como objetivo, segundo Schwaber (2002, p.2), definir um processo para projeto e desenvolvimentode software orientado a objeto, que seja focado nas pessoas e que seja indicado para ambientes em que os requisitos surgem e mudam rapidamente. O Scrum também é considerado um métodoespecífico para o gerenciamento do processo de desenvolvimento de software.

O método baseia-se ainda, conforme Schwaber (2002, p.7), em princípios como: equipes pequenas de,no máximo, 7 pessoas; requisitos que são pouco estáveis ou desconhecidos; e iterações curtas. Divide o desenvolvimento em intervalos de tempos de, no máximo 30 dias, tambémchamadas de Sprints. Este método não requer ou fornece qualquer técnica ou método específico para a fase de desenvolvimento de software, apenas estabelece conjuntos deregras e práticas
gerenciais que devem ser adotadas para o sucesso de um projeto. As práticas gerenciais do Scrum são: Product Backlog, Daily Scrum, Sprint, Sprint Planning Meeting,Sprint Backlog e Sprint Review Meeting. A seguir uma breve descrição do Product Backlog e do Sprint, que são as práticas relacionadas à área de requisitos no método ágil Scrum.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos ageis
  • Modelos ágeis
  • modelos ageis
  • Modelos ágeis vs modelos evolucionários
  • Comparação entre modelos clássicos e os modelos ágeis
  • Modelos ageis e evolutivos
  • Modelos de Processo Ágeis
  • Modelos agéis xp e scrum sob uma abordagem comparativa modelos agéis xp e scrum sob uma abordagem comparativa...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!