Modelos ágeis

Páginas: 16 (3892 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
1. 4º Questão

MODELOS ÁGEIS
Scrum
É um método ágil, mais precisamente um framework, para gerenciamento de Projetos. Com SCRUM, os projetos progridem através de uma série de iterações chamadas sprints. Cada sprint, tipicamente, dura algo entre 2 e 4 semanas. O SCRUM é ideal para projetos que necessitem de constantes mudanças em seus requisitos. Isso mesmo, qualquer mudançade requisito não será o fim do mundo para projetos que utilizem SCRUM, ele estará pronto para as mudanças. A figura abaxo ilustra o ciclo de vida de um projeto utilizando SCRUM.
Entendendo os Itens do Ciclo de Vida
• Product Backlog: Lista de itens priorizados (critério:maior retorno sobre investimento para o cliente) que deverão ser desenvolvidos para que o projeto atinja o seu objetivo.• Sprint Planning Meeting: Representado no desenho na figura a cima pela seta entre o Product Backlog e o Sprint Backlog. É uma reunião entre equipe (Scrum Team), Cliente (Product Owner) e Facilitador do Processo(Scrum Master). Essa reunião tem como objetivo definir um objetivos para o Sprint vindouro, bem como definir a lista de itens que serão trabalhados nessa iteração.
• SprintBacklog: É o resultado da seleção dos itens que foram acordados entre equipe e cliente no Sprint Planning Meeting. Ou seja, é a lista de itens que devererão ser trabalhados, pela equipe, no sprint vindouro.
• Sprint: É o intervalo de data em que os itens do Sprint Bakclog deverão ser trabalhados. Nem todos os itens poderão ser trabalhados no sprint, o mais importante é atingir o objetivo do sprint,acordado entre cliente e equipe no Sprint Planning Meeting.
• Daily Scrum Meeting: É uma reunião diária da equipe, é muito interessante que seja facilitada pelo Scrum Master, onde cada membro da equipe deverá responder a três perguntas:
1. O que eu fiz desde a ultima reunião?
2. Eu tive algum impedimento desde a ultima reunião?
3. O que eu irei fazer até a próxima reunião?
4.OBS: O mais importante dessa reunião é fazer com que todo o time fique sabendo das atividades, facilidades e problemas que cada membro enfrentou desde a ultima reunião. É um excelente termômetro que o Team tem para verificar a possibilidade de atingir ou não a meta ao fim do SPRINT.
• Resultado do Sprint: Ao final do SPRINT, a meta (objetivo, acordado no Sprint Planning Meeting) deverá tersido atingida. A meta sempre deve conter um valor de negócio para o cliente, uma vez que ao final de cada SPRINT o cliente já possa ter algum retorno sobre seu investimento (roi).
Papéis do SCRUM (Roles)
• Product Owner: Representante do cliente, responsável pela definição e priorização do Product Backlog. Deve gerenciar os itens de negócio para que o objetivo do projeto possa ser atingido omais rápido possível, com o menor custo possível, evitando disperdícios (características não relevantes que um produto costuma apresentar quando utilizado abordagens normais de gestão de projetos )
• Scrum Team: São as pessoas que irão desenvolver as necessidades do projeto. É uma equipe, normalmente, formada por algo entre 5 e 9 membros. É possível escalar diversas equipes Scrum em um projetopara que atinjam centenas de membros. É uma equipe multidisciplinar, ou seja, uma equipe scrum não apresenta rótulos tais como: Programadores, Analistas, Arquitetos e outros. São todos membros da equipe e pronto. Todos devem trabalhar em conjunto para atingir o objetivo do sprint com o qual a equipe se comprometeu no Sprint Planning Meeting.
• Scrum Master: Não é um chefe! Não é um gerente!É UM FACILITADOR! UM REMOVEDOR DE OBSTÁCULOS, protege a equipe scrum de influências externas. É um profundo conhecedor das práticas scrum e precisa garantir o funcionamento do scrum em todas as escalas da empresa. Scrum permite a criação de equipes auto-organizadas, encorajando a comunicação verbal entre todos os membros da equipe e entre todas as disciplinas que estão envolvidas no projeto. É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos ageis
  • Modelos ágeis
  • modelos ageis
  • Modelos ágeis
  • Modelos ágeis vs modelos evolucionários
  • Comparação entre modelos clássicos e os modelos ágeis
  • Modelos ageis e evolutivos
  • Modelos de Processo Ágeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!