MODELODETRABALHO

471 palavras 2 páginas
TRABALHO – MEDICINA VETERINÁRIA – TURMA ( B )

UNIÃO DE ENSINO DO SUDOESTE DO PARANÁ – UNISEP
FACULDADE EDUCACIONAL DE DOIS VIZINHOS – FAED

BELGIAN BLUE

ACADÊMICOS:

Douglas Galvan Tedesco
Tiago francisco Camilo
Dois Vizinhos, 12 de junho de 2015
Douglas Galvan Tedesco
Tiago francisco Camilo

TRABALHO – MEDICINA VETERINÁRIA – TURMA ( B )

BELGIAN BLUE

PROFESSOR: LUCIANO DAL MOLIN
Dois Vizinhos - PR
2015

1.0 INTRODUÇÃO

Comenta-se, com frequência, a respeito de uma raça de bovinos, onde sua massa muscular chama muita a atenção, os animais da raça “BELGIAN BLUE” ou “BLANC BLEU BELGE”. Naturamente encontrado na Bélgica central, formado pelo cruzamento do gado nativo da região, com o gado de Shorthorn, importado da Inglaterra no período de 1850 a 1890. Acredita-se que a raça “CHAROLESA” está presente na formação do “BRANCO-BELGA AZUL”. No começo de sua história, o “BELGIAN BLUE” era destinado para a área leiteira e também para a produção de carne.

2.0 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A raça relacionada ao trabalho destaca-se pela sua massa corporal, tendo assim uma incrível definição de seus músculos e um ganho de peso muito bom, um macho da raça aos seus 12 meses de vida pode chegar facilmente a 470 kg e 1,20m de altura e a fêmea pode chegar a 370 kg e 1,15m de altura. Aos 24 meses o macho chega a pesar 770kg e medir 1,35m e a fêmea 500 kg e medir 1,20m.
Pelo fato desta raça ter uma carcaça muito desenvolvida, é normal vermos cruzamento da mesma com raças comerciais, esperando obter mais rendimento em carcaça e um desenvolvimento mais precoce, visando o ganho de peso mais cedo para que possa mandar o animal para o abate com mais rapidez.
O “BELGIAN BLUE” apresenta dois tipos de pelagens, a pelagem braca com azul e a preta. No qual a pelagem preta não é muito procurada por criadores da raça.
Um teste feito a 3 anos pelo USDA – Centro de Pesquisa de Gado de Corte, em Nebraska, juntamente com a indústria Warner

Relacionados