MODELODEJUSTIFICATIVA 1

1036 palavras 5 páginas
MODELO 1- JUSTIFICATIVA

A escolha do tema foi devido a não concordância do preconceito que os ex-detentos sofrem após o cumprimento de sua pena e estarem voltando para a vida em sociedade. Compreende-se que é um estudo relevante, pois desta forma pode-se pensar em ações que vislumbrem mudar a realidade destes indivíduos, bem como proporcionar conhecimentos específicos com relação à temática aqui exposta.
Percebe-se que por meio de informações e estudos já realizados que alguns Estados já começaram a compreender que estes indivíduos necessitam do olhar do poder público e de políticas públicas mais eficazes, como exemplo traz-se uma notícia divulgada recentemente no Jornal Jangadeiro no mês agosto de 2012, o qual mostrou ações que no Estado do Ceará a justiça e o Governo veem realizando. Estes decretaram que os detentos que cumprem pena em presídios cearenses devem receber capacitação para trabalhar nas obras do estádio castelão. Assim, começaram a capacitar trezentos e vinte e seis detentos para trabalharem na construção do estádio com o intuito de aumentar este número significativamente.
Já o Conselho Nacional de Justiça declarou no dia 14 de outubro de 2011 que mais de mil ex-detentos estarão trabalhando nas obras de pelo menos cinco estádios para a copa do mundo de dois mil e quatorze no Brasil. Foi salientado que, a intenção é desafogar o número de detentos nos presídios brasileiros e fazer com que eles trabalhem e possam colaborar para a economia do país, e na conversão de uma sociedade mais justa.
Uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça em 2011 revela que a cada dez pessoas que saem dos presídios com a pena cumprida, quando não conseguem trabalhar sete acabam voltando para a criminalidade. É uma taxa significativa, pois cerca de setenta por cento voltam ao crime, este é um percentual inadmissível. Por outro lado, quando trabalham, apenas vinte por cento voltam para a criminalidade.
Desta forma, compreende-se que o estudo possui relevância,

Relacionados