ModeloArtigos2009 Mel 1

2371 palavras 10 páginas
A potencialidade do Bambu

Nome do autor1
Nome do professor orientador2

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar a viabilidade do bambu quanto à substituição da madeira e sua possível aplicação na construção não só de casas populares, mas também na construção de edificações para outros fins tais como restaurantes, hotéis, pontes e inúmeras alternativas. Contudo, concluiu-se que o bambu classificou-se como um material de grande potencialidade e de suma importância não só ecologicamente como financeiramente.

Palavras chave: sustentabilidade,construção,bambu,ecologia.

1. Introdução

Nos dias atuais a sustentabilidade está presente como conceito em evidência nas sociedades contemporâneas. Fala-se em desenvolvimento sustentável nos debates políticos, nas escolas e faculdades, e apresenta-se tal conceito como pseudo alternativa, devido ao fato da emergente questão da preocupação ambiental e como regra imprescindivelmente aplicável para sobrevivência das futuras gerações.
O conceito sustentabilidade é introduzido ao tema da construção civil, que é responsável por um terço do total de gases de efeito estufa emitidos pela humanidade, segundo UNEP (2007). Portanto, busca-se levantar boas propostas que gerem menor impacto ao meio ambiente.

A escolha dos materiais de construção impacta diretamente o ambiente, pois os mesmos são processados de alguma maneira antes que sejam incorporadas a edificação ou qualquer outra coisa. Devido à todas essas questões, o referido artigo traz o bambu como uma solução econômica e ambientalmente viável.

2. PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DO BAMBU NA CONSTRUÇÃO CIVIL.

O uso de materiais alternativos para construção civil tem sido o foco de estudos e aplicações nos últimos anos. Obter a resistência adequada e a busca de redução de peso nas construções tem sido uma constante, e o bambu tem se mostrado uma alternativa interessante, devido suas características físicas e por sua alta capacidade de sequestro de carbono.

Como um dos focos

Relacionados