MODELO RESENHA UNDB

708 palavras 3 páginas
RESENHA

AHLERT, A. A Eticidade da Educação: o discurso de uma práxis solidária/universal. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2003. 192 p.

Alvori Ahlert é doutorando em teologia na área de concentração: Religião e Educação na IEPG-EsT, em São Leopoldo, RS. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professor Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, PR). Publicou vários artigos científicos e capítulos de livros nas áreas de Educação e Ética.
O livro “A Eticidade da Educação: o discurso de uma práxis solidária/universal”, publicado pela editora Unijuí, é constituído de 192 páginas, divididas em três capítulos, um prefácio elaborado por Evaldo Luís Pauly, uma introdução e uma parte final, onde é apresentada extensa bibliografia sobre os temas Educação e Ética.
No prefácio, Evaldo Luís Pauly apresenta de forma clara o caminho intelectual que o autor traça em seu raciocínio. Comenta sobre a tradição pedagógica, herdada de Lutero até Habermas, pela qual Alvori passeia, chegando a Rousseau e Kant.
Na introdução, o autor apresenta o panorama teórico e prático que deu origem ao tema proposto para discussão: ética e suas interfaces com a educação. O objetivo fundamental da obra é a investigação sobre a eticidade da educação, que desemboca no estabelecimento da relação entre a ética e a educação como construção do conhecimento estruturado e sobreposto ao longo da história da humanidade. O autor indica também que este livro não se propôs a uma elaboração prática das questões éticas da educação. Para ele, a ética precisa perpassar todo o processo de construção e aplicação do conhecimento.
No Capítulo I, intitulado “A trajetória da Ética na História da Educação, na Antiguidade e na Idade Média”, o autor apresenta, através de mecanismos descritivos, uma visão geral da trajetória da ética na história da Educação. Para ele, ela se desenvolve a partir da relação entre a

Relacionados

  • 043144821198
    2673 palavras | 11 páginas
  • Plano de negocios
    1729 palavras | 7 páginas