MODELO PROJETO INFORMATICA PARA CRIAN AS

3061 palavras 13 páginas
A importância das atividades lúdicas para o ensino de informática na educação infantil
Renan R. R. Mendes1, Carolina K. Watanabe1, Simone N. Matos1
Departamento Acadêmico de Informática
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Ponta Grossa, PR – Brazil
1

r3mendes@gmail.com, kazumi_du@hotmail.com, snasser@utfpr.edu.br

Abstract. The technology and communication tools have become a great ally of early childhood education. The use of tools to aid in learning, but it is necessary using appropriate methods which allow the practice situated learning. This article describes the use of ludic activities in a project of informatics teaching in early childhood education. It is reported the importance of ludic learning for the students and observed results. Describes some examples of activities developed by instructors that relates the playfulness and computer education.
Resumo. As ferramentas de tecnologia e comunicação tornaram-se uma grande aliada da educação infantil. O uso de ferramentas ajuda no aprendizado, porém faz-se necessário adotar métodos apropriados os quais possibilitem um ensino contextualizado. Este artigo descreve a utilização das atividades lúdicas em um projeto de ensino de informática na educação infantil. É relatada a importância do lúdico para a aprendizagem dos alunos e seus resultados observados. São mencionados ainda alguns exemplos de atividades desenvolvidas pelos instrutores que relacionam o lúdico com o ensino da computação.

1. Introdução
Um dos desafios da educação infantil é o fato das crianças terem cada vez mais precocemente o acesso e a utilização das ferramentas de tecnologia e comunicação.
Diante dessa realidade, é necessário criar métodos que tenham por objetivo o ensino destas ferramentas e que favoreçam o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos alunos. Um deles é fazer uso de atividades lúdicas, pois os alunos se divertem aprendendo e realizam as atividades com prazer e espontaneidade. Desenvolve-se também a

Relacionados