Modelo II Desafio Profissional 1 Bimestre Come Ado
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Didática da Alfabetização e do Letramento
História da Educação e da Pedagogia
NOME COMPLETO DO ALUNO: - RA:
Tutora EAD – Priscila Lourenço
CIDADE/POLO 2015
Introdução
O assunto tratado nesse trabalho nos fará voltar ao tempo e analisar o progresso que a escrita teve para a atual alfabetização e o modelo das práticas pedagógicas que contribuem para a escolarização hoje.
Falaremos sobre alfabetização e letramento e a importância que elas têm na vida do ser humano, como surgiu a escrita e como os docentes tem se utilizado dessa pratica no cotidiano escolar das crianças.
A escrita na vida humana não foi um privilégio apenas de algumas pessoas ela é um fato social e não sobreviveria nas mãos de poucos.
A escrita foi e é utilizada no cotidiano do ser humano e foi necessário apropriar se dela para contar os animais, registrar a venda ou troca dos produtos que se comercializavam.
Na época da escrita primitiva para ser alfabetizado bastava que o sujeito soubesse ler e escrever o que os símbolos significavam.
Com a expansão do sistema de escrita cria se a necessidade da criação de símbolos que representassem sons da fala, por “exemplo”, as silaba.
Antigamente, aprendia se lendo algo escrito e depois copiando.
Com a criação do alfabeto, aprender a ler e escrever tornou se uma tarefa popularizada.
Na idade media, a alfabetização acontecia em casa, sob a orientação de um preceptor e no principio era bem parecido com os modelos anteriores, bastando apenas decorar o nome das letras para fazer a decifração da escrita.
A partir do Renascimento havia a necessidade de expandir o acesso à leitura.
Podemos citar a obra de Comenius em que as lições vinham com gravuras.
Com a nova organização produtiva impõem se a necessidade do domínio da leitura e da escrita, a escola se populariza, houve o desenvolvimento das antigas cartilhas, sendo o estudo dividido em