Modelo Elaboracao Trabalho Academico 2013

Páginas: 8 (1817 palavras) Publicado: 7 de abril de 2015







































,


































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A Divisão Social do Trabalho 4
2.1.1 As Relações Familiares na contemporaneidade 4
2.1.1.1 Mulher, Mercado de tabalho e as condiçoes familiares do seculo 4


4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8





1 INTRODUÇÃO
A divisão do trabalho é uma característica fundamental das sociedadeshumanas, devido ao fato de que os seres humanos diferem uns dos outros quanto a suas habilidades inatas ou adquiridas. Em um certo estágio do desenvolvimento de suas comunidades, os indivíduos percebem que podem satisfazer melhor as suas necessidades ao se especializar, ao se associar e ao trocar, em vez de produzir, cada um de maneira autárquica, aquilo que precisa consumir.
Portanto, torna-seóbvio que toda e qualquer expansão da divisão pessoal do trabalho gera vantagens para todos aqueles que participam dela.  Aquele que colabora com os indivíduos menos talentosos, menos capazes e menos laboriosos obtém a mesma vantagem do que o homem que se associa àqueles mais talentosos, mais capazes e mais laboriosos.  A vantagem trazida pela divisão do trabalho é mútua; ela não é limitada ao casoem que se faz um trabalho que um indivíduo sozinho jamais seria capaz de realizar.
A maior produtividade gerada pela divisão do trabalho é uma influência unificadora.  Ela leva os homens a considerar seus semelhantes como colegas em sua batalha conjunta para a melhoria de seu bem-estar.  Ele não os vê como concorrentes em um conflito pela própria sobrevivência.  Ela faz com que inimigos se tornemamigos, transforma guerra em paz e possibilita que indivíduos vivam pacificamente em sociedade.
Podemos perceber que do início do século XIX até os dias de hoje houveram grandes modificações na instituição familiar, gerada pela divisão do trabalho.
A sociedade moderna caracteriza se por grandes mudanças nos campos da economia, da política e da cultura, afetando significamente todos os aspectos daexistência pessoal e social. Essas mudanças repercutem fortemente na vida familiar, desde o modelo de formação até o provedor do sustento, entre outros aspectos.





2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A DIVISAO SOCIAL DO TRABALHO
O termo divisão do trabalho é encontrado em estudos oriundos de diversas áreas do conhecimento, como a economia, a sociologia, a antropologia, a história, a saúde,a educação ,dentre outras, e tem sido utilizado com diversas variações. Em termos genéricos refere-se às diferentes formas que os seres humanos, ao viverem em sociedades históricas, produzem e reproduzem a vida.
A expressão divisão social do trabalho tem sido usada no sentido cunhado por Karl Marx (1818-1883) e também referendada por autores como Braverman (1981) e Marglin (1980) para designar a especialização dasatividades presentes em todas as sociedades complexas, independente dos produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. Designa a divisão social do trabalho em atividades produtivas, ou ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. Marx, em O Capital (1982), diz que a divisão social do trabalho’ diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. Um animal faz coisas deacordo com o padrão e necessidade da espécie a que pertence, enquanto a aranha é capaz de tecer e o urso de pescar, um indivíduo da espécie humana pode ser, “simultaneamente, tecelão, pescador, construtor e mil outras coisas combinadas” (Braverman, 1981, p. 71). Essa capacidade de produzir diferentes coisas e até de inventar padrões diferentes dos animais não é possível ser exercida individualmente,mas a espécie como um todo acha possível fazer isso, em parte pela divisão do trabalho.
“A divisão social do trabalho é aparentemente inerente característica do trabalho humano tão logo ele se converte em trabalho social, isto é, trabalho executado na sociedade e através dela” (Braverman, 1981, p. 71-72). A produção da vida material e o aumento da população geram relação entre os homens e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • modelo elaboracao trabalho academico 2013
  • Modelo Elaboracao Trabalho Academico 2013
  • modelo elaboracao trabalho academico 2013
  • modelo elaboracao trabalho academico 2013
  • modelo elaboracao trabalho academico 2013
  • Modelo Elaboracao Trabalho Academico 2013
  • Modelo Elaboracao Trabalho Academico 2013
  • Modelo Elaboracao Trabalho Academico 2013

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!