Modelo econômico primário exportador 1500 - 1930

Páginas: 25 (6183 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
Introdução
Neste trabalho abordaremos a história econômica do Brasil que viveu vários ciclos, sendo que em cada ciclo, um setor foi privilegiado em decadência de outros, provocando contínuas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais na sociedade brasileira.

1. Período Pré-Colonial (1500 – 1530)
A chegada dos portugueses ao Brasil que ocorreu em 22 de abril de 1500 inaugura afase pré-colonial. Neste período não houve a colonização do Brasil, pois os portugueses não se fixaram na terra. Por volta de 1515, após os primeiros contatos com os indígenas, os portugueses começaram a explorar o pau-brasil da Mata Atlântica.
A imensa concentração de árvores, denominadas de pau-brasil, presente no território brasileiro era conhecida pelos europeus. Esses extraiam da planta umpigmento de coloração vermelha, seu uso era voltado para o processo de tingimento de tecidos que possuía um grande valor comercial, já a madeira era propícia à fabricação de móveis, também era utilizada na carpintaria. Para executar esta exploração, os portugueses utilizaram o escambo, ou seja, os europeus forneciam objetos de pouco valor na Europa, mas que no início exerciam um grande fascínio sobreos nativos em troca do trabalho (corte do pau-brasil e carregamento até as caravelas).


Exploração do pau-brasil

Nestes trinta anos, o Brasil foi atacado pelos holandeses, ingleses e franceses, pois também estavam bastante motivados a explorar e que tinham ficado de fora do Tratado de Tordesilhas (acordo entre Portugal e Espanha que dividiu as terras recém-descobertas em 1494). Oscorsários ou piratas também saqueavam e contrabandeavam o pau-brasil, provocando pavor no rei de Portugal. Naquela época não havia nenhum tipo de manejo florestal e muito menos a preocupação em preservar, o que provocou profundos impactos com a destruição de enormes florestas.
O medo da coroa portuguesa era perder o território brasileiro para outro país. Para tentar evitar estes ataques, Portugalorganizou e enviou ao Brasil as Expedições Guarda-Costas, porém com poucos resultados. Os portugueses continuaram a exploração da madeira, construindo as feitorias no litoral que nada mais eram do que armazéns e postos de trocas com os indígenas. No ano de 1530, o rei de Portugal organizou a primeira expedição com objetivos de colonização e tinha como objetivos: povoar o território brasileiro, expulsaros invasores e iniciar o cultivo de cana-de-açúcar no Brasil.

2. Período Colonial

Em relação ao período Colonial, começa com a expedição de Martim Afonso de Souza, em 1530, e vai até a proclamação da independência por dom Pedro I em 7 de setembro de 1822. O período colonial durou por quase três séculos, foram 292 anos de intensa ocupação e exploração das terras brasileiras.
O início dacolonização brasileira é marcado pela expedição de Martim Afonso de Souza, que possuía três finalidades: iniciar o povoamento da área colonial, realizar a exploração econômica e proteger o litoral contra a presença de estrangeiros. Para efetivar o povoamento, Martim Afonso de Souza fundou a vila de São Vicente, em 1532 e o primeiro engenho: Engenho do Governador. Também iniciou a distribuição desesmarias, isto é, grandes lotes de terra para pessoas que se dispusessem a explorá-los. Com este expedição, o sistema de capitanias hereditárias começou a ser adotado, iniciando efetivamente o processo de colonização do Brasil.

2.1. Ciclo da cana-de-açúcar
O ciclo da cana-de-açúcar foi a primeira atividade economicamente organizada do Brasil. Martin Afonso de Souza trouxe as primeiras mudas decana-de-açúcar e instalou o primeiro engenho da colônia em São Vicente, no ano de 1533. Inaugurava-se, assim, a base econômica da colonização portuguesa no Brasil.
No início da colonização brasileira o governo resolveu estimular alguns portugueses a instalarem engenhos para produzirem açúcar no litoral do Brasil. Era preciso efetivar a posse da terra para defendê-la e também explorá-la em suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo primario exportador
  • Modelo econômico primário
  • Modelos economicos
  • Modelos economicos
  • Modelos econômicos
  • Analise de Conjuntura Economico do Setor Primario
  • modelos economicos
  • Pensamento econômico 1930 a 1980 Brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!