Modelo dos primatas antropologia biologica

Páginas: 5 (1021 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Os modelos dos primatas

Os Babuínos


Os babuínos vivem em grupos multi/macho multi/fêmea que podem ter centenas de indivíduos e organizam-se através de haréns, que se agrupam em clãs. Os vários clãs formam bandos ou tropas.
Estes primatas não humanos, residem habitualmente em vastas áreas de acordo com os recursos básicos. No entanto, o grupo tende a permanecer na área nuclear (localonde se encontra a maior parte dos indivíduos e que é mais usada pelo grupo).
A alimentação dos babuínos é variada consoante as áreas onde habitam, mas por norma alimentam-se de ervas, rebentos e acácias embora comam também proteína animal (insectos, crias de pássaro, ovo, rãs, lagartos e pequenos mamíferos como gazelas).
Estes animais exibem elaboradas técnicas de caça. Ambos os sexos caçam,mas é mais comum ser o macho a executar esta tarefa. Em alguns grupos, a alimentação das gazelas é feita de acordo com a hierarquia dos membros da comunidade.
É comum os machos quando atingem a maturidade emigrarem para outras comunidades, uma vez que estas funcionam segundo matrilinhagens. As fêmeas são a centralidade de qualquer grupo e formam hierarquias sociais (também comum nos machos,embora menos estáveis, onde existe um macho alfa) dentro de cada matrilinhagem e entre matrilinhagens assim, as fêmeas dominantes têm privilégios em relação às fêmeas subordinadas nomeadamente o acesso prioritário aos recursos.
Tanto as fêmeas como os machos tendem a mostrar interesse no sexo oposto por indivíduos que não são dos seus grupos, embora o macho dominante tenha acesso prioritário àsfêmeas. No entanto, tal não significa que será pai das crias. O macho dominante tem também outros direitos, como por exemplo a prioridade no acesso aos recursos e são emnos incomodados durante o acasalamento.
Em relação às crias as fêmeas são muito protectoras e por norma os outros indivíduos catam a fêmea para que esta fique distraída para que assim possa ver a nova cria. É frequente quando o machotem uma relação com a fêmea (que pode não ser sexual, uma vez que existem verdadeiras amizades entre estes) apadrinhar as suas crias. As crias podem também ser usadas como ferramentas políticas (tampão agonístico).
As díades de alocatagem, existem entre fêmeas (infantis, juvenis e adultas) ou macho-fêmea fêmea-macho. Outra forma de laço entre macho e fêmea é o consórcio (relação de caráctersexual). No entanto, se a fêmea nao estiver interessada no macho pode utilizar algumas tácticas como fugir, esconder-se ou recusar.

Os chimpanzés

Os chimpanzés vivem em grupos poligamicos sob a forma de poliginia em comunidades multi-macho multi-femea e divide-se em partes ou sub-unidades consoante os recursos alimentares, e são lideradas por fémeas ou machos dependendo da sua composição. Onucleo central é constituido por machos que por sua vez são todos aparentados. Nesta comunidade, ao contrario dos babuinos, são as femeas que ao atingirem a maturidade migram para outro grupo,apesar de existir sempre um forte laço entre mae e filha. Os machos podem ser todos aparentados mas esse facto nao impede que hajam lutas intermináveis pela dominância e pelo poder sendo dificil haver umarelação pacifica entre eles, muitas dessas lutas levam mesmo à morte de indivíduos que são usados como ferramentas sócio-politicas, e quando é o caso de existir a possibilidade de formar coligações contra o macho dominante, este intervém de modo a que a dita coligação seja extinta, para ser o macho dominante é necessário ter em conta vários fatores como a inteligência social, como por exemplo sercapaz de manipular outros indivíduos a seu proveito, ser capaz de agradar a outros para que assim existam menos conflitos com ele e o adorem também e com isto ser capaz de chegar a consensos, também com a ajuda de mediadores possam ser "parados" conflitos. Os machos apesar das sua intermináveis lutas, cooperam defendendo ativamente a sua área comunitária mas não de forma permanente. Nas defesas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Antropologia Tem Dimensoes Biologicas
  • antropologia física e biológica
  • demanda biologica de oxigenio (modelo artigo cientifico )
  • Primatas
  • Primatas
  • Primatas
  • Primatas
  • os primatas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!