Modelo delta e 5 forças de porter

Páginas: 6 (1314 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

LUCAS DE PAULA

ANÁLISE SETORIAL
Cinco forças de Porter e Modelo Delta

SÃO LEOPOLDO, 2013
AS 5 FORÇAS DE PORTER
Michael Porter sem dúvida é um dos autores mais renomados quando falamos de Estratégias Competitivas Empresariais. De acordo com Porter, existem cinco forças essesnciais para o sucesso estratégico de uma empresa. Porter menciona em seulivro, Administração Estratégica CAP .1, que: "A meta da estratégia competitiva para uma unidade de negócios em um setor é encontrar uma posição no setor onde a empresa possa se defender melhor dessas forças competitivas ou influenciá-las a seu favor". A ideia central é buscar uma estratégia competitiva através de uma posição favoravel no mercado, visa também manter uma posição lucrativa esustentável e para isto faz a análise e uso das cinco forças que, de acordo com o autor, são as chaves para o sucesso na escolha da estratégia empresarial.
1) Rivalidade entre os concorrentes;
2) Ameaça de novos entrantes;
3) Ameaça de Produtos substitutos;
4) Poder de negociação dos fornecedores;
5) Poder de negociação com os clientes.

Fonte: Cinco Forças de Porter. Autor:Arnaldo Rabelo
1) Rivalidade entre os concorrentes;
De acordo com Porter o nível de competição em um setor se da através da rivalidade entre os competidores deste setor. A competição pode ser intensa ou não. Para definir o nível de intensidade Porter acredita que devem ser avaliadas as seguintes condições:
* Número de competidores;
* Crescimento do setor lento;
* Empresas com alto custofixo;
* Empresas com restrição de tempo para venda do produto;
* Produto ou serviço é visto como Commodity entre outras.
Quanto maior for o número de competidores, menor o crescimento do setor, maior o custo fixo, maior a restrição de tempo para a venda e o produto é tido como commodity, mais intensa será a concorrência.
2) Ameaça de novos entrantes;
Esta força trata da facilidadeou dificuldade que uma nova empresa possui de entrar no ramo atuante da empresa em questão. Obviamente quanto maior for a dificuldade de entrar neste mercado, menor será a concorrência enfrentada pelos atuantes do setor.
3) Ameaça de Produtos substitutos;
Esta força está diretamente ligada a facilidade que um cliente tem de substituir o produto em questão. Quanto mais facil for a substituição,maior será o nível de concorrência e menor será o poder de barganha com os clientes. Quando não há produtos substitutos você cria uma margem de proteção nas vendas pois sabe que só você vende aquele item/serviço e ninguem trocará o seu produto/serviço por outro semelhante apenas por questões de preço, por exemplo.
4) Poder de negociação dos fornecedores;
O poder de negociação dosfornecedores está diretamente ligado com a possibilidade de substituição. Neste caso a empresa deve analisar quantos fornecedores disponibilizam o item em questão. No caso de ser apenas um fornecedor (Intel Processadores, por exemplo) a empresa está sujeita a aceitar o preço ofertado pelo fornecedor e repassar este custo para o cliente final. Quanto maior for o numero de fornecedores e maior for o poder decompra da empresa, menor será o poder de negociação do fornecedor.
5) Poder de negociação dos clientes;

De acordo com Porter o poder de negociação dos clientes funciona da seguinte maneira: Quanto maior for a pulverização dos clientes, menor será o poder de negociação dos clientes sobre a empresa, no entanto, o contrário é verdadeiro, se a empresa vende seu produto para apenas 2 clientes, opoder de negociação destes 2 clientes é extremamente alto, pois eles compõe o faturamento total da empresa e sabem disto, logo irão pressionar o preço para baixo.
MODELO DELTA
O modelo Delta tem como base 3 vértices que compõe a estratégia geral, colocando o cliente como foco principal, ou seja, o objetivo principal da estratégia é: atrair, satisfazer e reter o cliente.
Hax e Wilde (2002)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo das 5 forças de porter
  • O modelo das 5 forças de porter
  • 05 Forças de porter e o modelo delta
  • Modelo de 5 forças de porter
  • Modelo de 5 forças de porter
  • 5 Forças de Porter
  • 5 Forças de porter
  • 5 forças de Porter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!