modelo de projeto clraretiano

360 palavras 2 páginas
CEUCLAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica
Professor: Ms. Carlos Alberto Marinheiro

PROJETO DE PESQUISA

Tema: você deverá responder: O que pesquisar? A delimitação do tema é importante, pois se o tema ficar em “aberto”, a própria pessoa que o está desenvolvendo poderá perder-se, surgindo assim, no encerramento, dificuldade na conclusão do tema levantado.

Revisão da Literatura/Contextualização: defina a base que irá sustentar sua pesquisa, sua investigação. Relate a síntese das ideias dos autores que serão referências principais em seu trabalho. Não é necessário colocar a bibliografia, apenas o sobrenome do autor e o ano. Exemplo: Segundo Moraes (2002), a processo era .....

Justificativa: você deverá dar uma resposta à pergunta: Por que pesquisar isso? Relate os motivos que justifiquem a existência do seu trabalho. Mostre sua utilidade para a ciência.

Objetivos: você deverá responder: Para que pesquisar isto? O que você pretende mostrar, comprovar, expor com sua pesquisa?

Metodologia: descreva os métodos que irá utilizar para desenvolver seu trabalho de pesquisa. Será uma pesquisa bibliográfica? Uma pesquisa de campo? Um relato de experiência? Você deverá se perguntar: Como pesquisar?

Cronograma: a questão é quando pesquisar? Faça um quadro e defina o tempo necessário para a execução de cada item da sua pesquisa (pesquisa bibliográfica, coleta de dados, visita às entidades e profissionais, redação do trabalho etc.).

Histórico: 2012 maio junho julho agosto setembro outubro novembro dezembro
Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados
...
........
........
Redação do trabalho

Referências Bibliográficas (ABNT NBR 6023): indique os autores que farão a base referencial do desenvolvimento do seu trabalho. Utilize as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Coloque um mínimo de 5 referências.

Vamos a um

Relacionados