Modelo de Prjeto de Perquisa Jurídica

1410 palavras 6 páginas
1

FACULDADE DO INSTITUTO BRASIL
CURSO DE DIREITO

NOMES DOS ALUNOS

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE MINI-PROJETO DE PESQUISA

ANÁPOLIS
2013-1ºSEMESTRE

2
ADÃO PEREIRA DA SILVA

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE MINI-PROJETO DE PESQUISA

Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade do
Instituto Brasil, disciplina de Metodologia da Pesquisa
Jurídica, 1° Período, do Curso de Direito.
Orientador: Professor Adao Pereira da Silva

ANÁPOLIS
2013-1ºSEMESTRE

3

SUMÁRIO

1 TEMA, p. 10
2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA, p. 11
3 CONSTRUÇÃO DA HIPÓTESE, p. 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, p. 26

4

1 TEMA
Nesta seção, o autor explicita, em termos gerais, o contexto da pesquisa. Deve ser redigida de forma a desperta e prender a atenção do leitor.
Selecionar um tema, ou assunto, equivale a eliminar aqueles que, por uma razão plausível, devem ser evitados e fixar-se naquele que merece prioridade.
Os fatores que levam alguém a escolher um assunto podem estar pautados em questões pessoais, de ordem intelectual (desejo de conhecer) ou prática (aprimorar ações praticadas), sendo possível conciliar também os dois aspectos, devendo sempre surgir de um ponto que lhe desperte interesse.
Para se trabalhar uma pesquisa é preciso ter um mínimo de prazer nesta atividade. A escolha do tema está vinculada, portanto, ao gosto pelo assunto a ser trabalhado. Trabalhar um assunto que não seja do seu agrado tornará a pesquisa num exercício de tortura e sofrimento.
É preciso que o pesquisador tenha consciência de sua limitação de conhecimentos para não entrar num assunto fora de sua área. Se minha área é a de ciências humanas, devo me ater aos temas relacionados a esta área.
Na escolha do tema devemos tomar cuidado para não executarmos um trabalho que não interessará a ninguém. Se o trabalho merece ser feito que ele tenha uma importância qualquer para pessoas, grupos de pessoas ou para a sociedade em geral.
Portanto, leva-se em consideração alguns aspectos no momento

Relacionados