Modelo de PPRA

Páginas: 14 (3384 palavras) Publicado: 26 de julho de 2013


PPRA



PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS



Nome empresa





HABILITAÇÃO



O presente programa tem a responsabilidade de elaboração e é assinado por, Engenheiro de Segurança do Trabalho, com registro no CREA



Sua habilitação para executar tal tarefa está explicita na Constituição Federal, no Título II – dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capitulo I –dos Direitos e Deveres Individuais e Artigo 5º - Item XIII; no Artigo 195 da CLT; na Lei item 15.4.1.1 e na Resolução nº 359 de 31/07/91, D.O.U 01/11/91 do Conselho Federal de Engenharia.








________________________________________
Nome do engenheiro
Engenheiro de Segurança do Trabalho
CREA 00000000/00


ÍNDICE

1 - IDENTIFICAÇÃO 4
2 -INTRODUÇÃO: 5
3 – ESTRUTURA DO PPRA: 5
4 – RECONHECIMENTO DOS RISCOS: 5
5 – AVALIAÇÃO QUANTITATIVA: 6
6 – MEDIDAS DE CONTROLE: 6
7 - AVALIAÇÃO 7
8 - REGISTROS, MANUTENÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS: 7
9 - RESPONSABILIDADES: 7
10. QUADRO DE CARGOS / FUNÇÕES 9
11 – DIMENSIONAMENTO DA CIPA (NR5 - QUADRO I) 9
12 – DIMENSIONAMENTO DO SESMT (NR4 - QUADRO II) 9
13 - IDENTIFICAÇÃO, RECONHECIMENTOE MEDIDAS DE CONTROLE DOS RISCOS QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS 9
14 - RECOMENDAÇÕES SOBRE RISCOS DE ACIDENTES 11
15 - CRONOGRAMA DE AÇÃO 12
16 - CRONOGRAMA DO PPRA 13
17 – RECOMENDAÇÕES FINAIS 13
18 – ASSINATURAS DOS RESPONSÁVEIS 14
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

1 - IDENTIFICAÇÃO


Nome Empresarial:

Nome fantasia:

Descrição da atividade principal:

Nº deFuncionários:

CGC:

CNAE:

Grau de Risco:


Endereço:

CEP:

CIDADE:


1.1 - Apresentação:
Tendo em vista o objetivo da elaboração do PPRA, foram feitas inspeções periciais nos locais de trabalho em que a empresa mantém trabalhadores, avaliando as condições de trabalho do ponto de vista da Higiene Ocupacional, com análises genéricas das várias situaçõesexistentes na empresa. Desta maneira, foram realizados levantamentos diversos dos ambientes de trabalho da Empresa no mês de Fevereiro de 2011, que culminaram com o presente programa. O levantamento de riscos ambientais foi realizado nas várias tarefas executadas pela nome empresa. Foram sugeridas medidas técnicas de controle, eliminação ou neutralização dos fatores que coloquem em risco a saúde dostrabalhadores da empresa, procurando então estabelecer um programa para implementar o PPRA, de acordo com a nova Legislação - NR-09.
Para efeito deste programa, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dotrabalhador.
Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom.
Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nasformas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.
Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, deve estar integrado ao Programa deControle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO. Deve ficar bem claro que aquilo que ficar definido no PPRA, deverá ter seu cumprimento assegurado pelo empregador, o qual deve estar comprometido com sua elaboração e mais ainda com sua implementação.


2 - INTRODUÇÃO:

O PPRA, “Programa de Prevenção de Riscos Ambientais”, estabelecido pela NR-9, que foi modificada pela Portaria SSST/MTb nº 25, de 29...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo de PPRA
  • Modelo PPRA
  • Modelo ppra
  • Modelo de ppra
  • Modelo de ppra
  • Modelo de ppra
  • Modelo PPRA
  • Modelos de ppra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!