Modelo de plano de negócios

Páginas: 20 (4956 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Modelo de Plano de Negócios





Prof. Mateus T. S. Cozer




3/2011




Centro Universitário da FEI


Índice

Modelo de Plano de Negócios 1
1. Resumo Executivo 5
2. Análise Competitiva 7
3. Plano de Marketing 11
4. Plano de Operações e Inovação 16
5. Plano Financeiro 19


Um Business Plan precisa ter quatro elementos – pessoas, oportunidade, contexto e um acordo denegócio.

Schumpeter escreveu um livro ambicioso sobre a História da Análise Econômica. Joseph Schumpeter (1883-1950) foi um dos maiores economistas do século 20. Sem inovações, ou empreendedores; sem conquistas empresariais, nem retornos sobre o capital ou sem a atmosfera das revoluções industriais – o progresso – o capitalismo não pode sobreviver. Schumpeter estudou na Universidade de Viena, nocentro do império Habsburg. A Viena de Wittgenstein, Freud e Schumpeter era a cidade dos sonhos de Karl Kraus. Direito, economia e história foram as disciplinas que formaram a personalidade de Schumpeter. Atualmente, não é possível escrever sobre empreendedorismo sem escrever sobre o nosso amigo Schumpeter.

Schumpeter foi um grande professor. Dois alunos de Schumpeter em Harvard, PaulSamuelson e James Tobin, ganharam o prêmio Nobel de economia. A História da Análise Econômica é o trabalho descritivo de figuras no contexto do seu tempo como Platão, Thomas de Aquino, Adam Smith, David Ricardo, Max Weber e Keynes. O termo entrepreneur foi usado pelo economista Richard Cantillon (1680-1734). A função empreendedora de Silvio Santos, José Safra, ou Guilherme Leal é difícil de medir suacontribuição para o crescimento econômico. O padre Guilherme Pompeu de Almeida, Percival Farquahr e Assis Chateaubriand representam exemplos de empreendedores da história empresarial brasileira. O processo visionário de Silvio Santos não possui um modelo matemático formal para o mais inato dos estados e processos – intuição, julgamento, sabedoria, experiência, critério.

A escola empreendedora é aobra do líder. Henry Mintzberg destaca o conceito central de visão: uma representação mental de estratégia. O fundador de uma organização de sucesso se preocupa com a eternidade, com o longo prazo, com os próximos 100 anos. O famoso empreendedor Richard Branson, do Virgin Group britânico, prefere a singularidade do nicho às abstrações do mercado de Walras. Infelizmente, o empreendedor é o últimocavaleiro solitário. Ensaio, desempenho, e presença são idéias da administração visionária. James Collins e Jerry Porras sugerem que é melhor construir uma organização visionária do que se basear em um líder com visão. Por exemplo, os austríacos são o povo mais astuto do mundo: conseguiram converter Beethoven em austríaco e Hitler em alemão. Empresas visionárias são organizações líderes em seussetores, por exemplo, 3M, GE, HP, IBM, Procter & Gamble, Wal Mart e Walt Disney.
Douglass North destaca que instituições são as regras do jogo em uma sociedade. Violência, organizações, instituições e crenças são os elementos do conceito de ordem social. Nos últimos 10.000 anos a primeira ordem social foi a sociedade de pequenos grupos de caça e pesca, a segunda foi o estado natural descrito porHobess. A modernidade é a transição para a ordem de acesso aberto. A sociedade de acesso aberto é caracterizada por um padrão de desenvolvimento político e econômico, uma sociedade civil rica e vibrante com muitas organizações, governos mais descentralizados, regra da lei, garantia de direito de propriedade, justiça e igualdade.

O golpe de Estado da proclamação da República foi conduzido pormilitares conservadores, e logo em seguida usurpada pela plutocracia cafeicultora paulista, com os nomes de Prudente de Morais, Campos Sales e Rodrigues Alves. O estado natural de Getúlio Vargas é produto de uma cultura positivista do Rio Grande do Sul, e fez São Paulo engolir um programa industrializante. O golpe de Estado de 1964 realizou o programa capitalista para produzir a Embraer. Fernando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo de plano de negocios
  • Modelo plano de negócio
  • Modelo Plano de Negócio
  • Modelo de Plano de Negócios Subway
  • Modelo de plano de negocio
  • Modelo Plano Negócio
  • Modelo plano de negocio
  • Modelo de Plano de Negócios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!