Modelo de Pauta

Páginas: 6 (1449 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
modelo de pauta
Curso de Jornalismo
Pauteiro:
Repórter:
Pauta: Construção Civil.
Tema: Construções em Feira de Santana.
Informações: Feira de Santana a segunda maior cidade da Bahia, com aproximadamente 612 mil habitantes é o segundo maior centro urbano baiano, por esse fato, é crescente o número de construções espalhadas pela cidade, para atender a demanda populacional e econômica sãoconstruídos, prédios, condomínios, casas, avenidas e vias públicas, aumentando a busca por profissionais da área e a procura por soluções ao desgaste ambiental.
Enfoque: As construções e o desenvolvimento econômico da cidade, desgaste ambiental causado por tais.
Fontes:
Sugestões de Pergunta: Como solucionar os problemas causados pela construção? O que fazer com os resíduos? De que forma aconstrução civil influência na economia feirense?
como fazer uma pauta?
A pauta é um dos itens principais do jornalismo. É a partir dela que o jornalista/repórter irá a campo buscar informações, apurar e iniciar a construção da reportagem. A pauta é a orientação do repórter e, por isso, deve ser muito bem feita.

A professora Joanita Mota Ataíde, da Universidade Federal do Maranhão, fez um resumode definições sobre “pauta jornalística”:
1- Segundo Clóvis Rossi
DEFINIÇÃO: Instrumento de orientação para os repórteres e de informação para as chefias.
DISTORÇÕES:
1ª) Por ser elaborada principalmente em função do que os próprios jornais publicam, o que gera um círculo vicioso, pelo qual os jornais se alimentam;
2ª) No geral, reflete refletem a idealização das pessoas que permanecem nasredações e não daquelas que estão em contato direto com os fatos ou das pessoas geradoras das notícias;
3ª) É elaborada hoje, nos grandes jornais, por um pequeno grupo de profissionais.
4ª) Condiciona o repórter a obedecer aos quesitos previstos ou pedidos pelo pauteiro. - Pode ser contornada tal situação?
FORMA E CONTEÚDO: extensa, minuciosa, quase uma receita completa de como cada repórter devefazer sua reportagem (indicações do que o repórter deve fazer, as pessoas que deve ouvir, que perguntas fazer).

2- Segundo Luiz Amaral
DEFINIÇÃO: ‘’...uma previsão dos acontecimentos que se desenrolarão no dia seguinte.’’

3- Segundo José Marques de Melo
DEFINIÇÃO: ‘’... roteiro destinado à pré-seleção das informações a serem publicadas.’’
CONTEÚDO: elenco de temas ou assuntos
indicaçãode ângulos através dos quais os acontecimentos devem ser observados e relatados.

4- Segundo Luciano de Moraes
CONTEÚDO: Ligeiro resumo do que constitui o objeto da matéria; roteiro das questões básicas; o enfoque pretendido sobre determinado assunto; dicas sobre aspectos desconhecidos ou interessantes do tema; questionamento dos pontos que são o objeto da reportagem.
LINGUAGEM: Crítica,irônica, instigante, brincalhona, dura na colocação dos pontos a serem questionados.
OBJETIVO: (um dos principais): Vender a matéria, estimular o repórter e/ou a chefia, espicaçando o espírito crítico de quem vai fazer a reportagem.
Uma boa pauta deve ter, no mínimo:

1 - Um resumo dos acontecimentos (idéias) que são objeto da Reportagem.
2 - O que o Repórter terá que conseguir, ou seja, o queinteressa ao Ouvinte.
3 - Como a emissora vai se posicionar em relação ao assunto.
4 - Fornecer todos os dados necessários para o Repórter: nome, cargo ou função das pessoas que serão entrevistadas, telefones, hora da entrevista, local, e-mail- sempre fornecer mais de uma fonte.

Lembre-se de uma coisa, a Pauta é o ponto de partida de uma boa Reportagem, nunca o meio ou o fim. Tudo o que foiplanejado previamente na Pauta pode ser "derrubado" pelo Repórter caso outros fatos mais importantes estejam acontecendo.

Vale ressaltar que nem sempre uma Pauta de Jornal, revista ou Tv pode ser adaptada sem prejuízos ao Rádio. Procure elaborar o material de acordo com as características do veículo - pense na prestação de serviços, na sessão da Câmara, na visita do Presidente.

Por último: uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • modelo de pauta
  • Modelo de pauta
  • Modelo de Pauta
  • MODELO DE PAUTA
  • Modelo de Pauta Jornalística
  • Modelo de Pauta
  • Modelo de uma boa pauta
  • MODELO DE PAUTA PARA TV

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!