Modelo De Influ Ncia Ambiental De Aslin 1

412 palavras 2 páginas
Modelo de Influência ambiental de Aslin
Os modelos teóricos são úteis para tentar organizar ideias sobre como fatores internos e ambientais interagem para influenciar o desenvolvimento. O modelo de Richard Aslin é uma abordagem teórica que tenta explicar essas influências .
Aslin e seus colegas usaram esses modelos para estudar a percepção da fala de bebês e outros aspectos do desenvolvimento da linguagem. Nos desenhos, as linhas tracejadas representa o caminho de desenvolvimento de uma habilidade ou comportamento que ocorreria sem uma experiência; a linha contínua representa o caminho de desenvolvimento se a experiência fosse acrescentada.
Como mostra a figura abaixo, o primeiro dos cinco modelos mostra um padrão chamado maturação que ocorre sem efeito ambiental.
O segundo modelo denominado manutenção, descreve um padrão um no qual algum estímulo ambiental é necessário para sustentar uma habilidade ou um comportamento que já se desenvolveram termos maturacionais, como um bebê que já nasce como instinto de sugar, com o tempo ele apresenta estímulos à mãe “pedindo para mamar”.
O terceiro modelo mostra um efeito de facilitação, onde uma habilidade ou comportamento se desenvolve mais cedo do que normalmente se desenvolveria em virtude de determinadas experiências. Por exemplo, os pais que incentivam as crianças com a leitura, esses crianças se interessarão pela leitura, aprendendo a ler mais cedo do que os pais que não incentivaram.
O terceiro modelo chamado sintonia, é quando uma determinada experiência leva a um ganho permanente ou a um nível de desempenho mais alto, como uma criança que vai à creche mais cedo, conhece um ambiente diferente do que está acostumada a conviver, vai também conhecendo novas pessoas e poderá se tornar uma criança mais “independente” do que as crianças que não passam por essa experiência.
O último modelo de Aslin, chamado indução, é um efeito que depende apenas do ambiente: na ausência de alguma experiência um determinado comportamento

Relacionados