Modelo de gestão científica: segundo taylor

Páginas: 10 (2431 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO












MARY SUSAN GUSE






MODELO DE GESTÃO CIENTÍFICA: SEGUNDO TAYLOR





























BLUMENAU
2010
MARY SUSAN GUSE












MODELO DE GESTÃO CIENTÍFICA: SEGUNDO TAYLORTRABALHO APRESENTADO PARA AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE ESTRUTURA DE TRABALHO ACADÊMICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.


Prof. Aparecida Beduschi Schuab











BLUMENAU
2010
RESUMO


Gestão científica é um modelo de gestão desenvolvido pelo engenheiro estadunidenseFrederick Winslow Taylor, focado no desenvolvimento do pessoal e seus resultados. Taylor acreditava que, oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade. Em relação ao planejamento e atuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudopara que seja determinada uma metodologia própria, visando sempre o seu máximo desenvolvimento. Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecia a co-participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade. Em relação ao autocontrole das atividadesdesenvolvidas e as normas procedimentais, introduziu o controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma seqüência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdícios operacionais. Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidade com asinstruções programadas. Finalmente, apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados.

Palavras-chave: Desenvolvimento, resultados, produtividade.























SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
1.1 justificativa 4
1.2 objetivos 4
1.2.1 Objetivo geral 4
1.2.2 Objetivos específicos 4
2 conceito científico detaylor 5
2.1 Característica da teoria ceientífica 6
2.1.1 Ciência em lugar de empirismo 6
2.1.2 Divisão do trabalho 6
2.1.3 Estudo de tempos e movimentos 7
2.2 gestão científica 7
2.3 princípio do planejamento 8
2.4 princípio da praparação dos trabalhadores 8
2.5 princípio do controle 9
2.6 princípio da execução 9
3 conclusão ou CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11INTRODUÇÃO



Este trabalho visa estudar a gestão científica desenvolvida por Taylor, suas ações e aplicabilidade prática da mesma. Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. A sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo, dando ênfase na tarefa. Para ele a gestão tinha que ser tratada como ciência. Desta forma ele buscava ter um maior rendimentodo serviço do operariado da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas.
Não havia, na época, interesse em qualificar o trabalhador, diante de um enorme e supostamente inesgotável “exercito industrial de reserva”. O estudo de tempos e movimentos mostrou que um exército industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando asempresas a contratarem mais operários.



1 justificativa


Este trabalho buscará relacionar o aprendizado em sala de aula com aplicações práticas em um modelo cientifico de Taylor, tornando mais fácil a compreensão da gestão empresarial.
A mudança engloba uma série de fatores importantes, que quando analisados corretamente e seguidos dentro de uma ordem de modelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração científica de taylor e a gestão moderna
  • Modelos de gestao e metodologia cientifica
  • Teoria Da Administra O Cientifica Segundo Taylor E Fayol
  • A Vadiagem segundo Taylor.
  • Méritocracia segundo Taylor
  • Divisão do trabalho segundo taylor
  • Base retirada segundo taylor.
  • Princípios de administração científica taylor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!