Modelo de fichamento a pretinha do congo

1028 palavras 5 páginas
Página
A PRETINHA DO CONGO: UM DESFILE DE TRABALHADORES
131 Parágrafo 1: O Porto de Galinhas, local escondido para desova de escravos no século XIX, é hoje cobiçada pela juventude dourada que desconhece que, até os anos setenta do século passado, eram as parias do norte de Pernambuco que atraíam os interesses gerais.
Parágrafo 1: No século XIX, quando viajou pelo Brasil, Dom Pedro II fez questão de visitar Goiana e os seus barões. Os tempos mais recentes descobriram o litoral sul de Pernambuco ao mesmo tempo em que Ipojuca vem se tornando o porto de partida para a recuperação da economia do Estado.
132 Parágrafo 1: De onde teria vindo essa Pretinha de Congo?Roberto Benjamin, da Comissão Pernambucana de Folclore, a coloca como uma rememoração das festas em torno do rei e da rainha do Congo, que eram promovidas pela sociedade escravocrata, sob a tutela da Irmandade de Nossa Senhora do rosário dos Homens Pretos.
Parágrafo 2: Dos encontros entre estas Irmandades católicas e os cultos religiosos trazidos da África, todos acorrem a afirmar, teriam surgido os maracatus do Recife e de Igarassu. Daí alguns apressarem-se a ver a relação causal entre procissões do Rosário dos Pretos e surgimento dos maracatus.
133 Parágrafo 1: Esse encontro da religiosidade de origem africana com o catolicismo ensinado aos homens pretos na sua irmandade também existe na cidade de Floresta, no Sertão do Pajeú, onde, apesar de ainda se tem notícias da formação de maracatus na cidade.
134 Parágrafo 1: Vamos partir do que se tem repetido a respeito dessa criação cultural. Muito do que se diz hoje da Pretinha do Congo está ligado à figura do babalorixá Heleno, morto no dia 06 de setembro de 1992. A partir daí, veio crescer a idéia de que a Pretinha do Congo é totalmente “um povo do santo”, cultivador da religiosidade vinda da África. Embora não seja razoável negar a forte presença da tradição africana no atual desfile da Pretinha do Congo, também não se pode negar que o grupo existiu e

Relacionados

  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas