modelo de elaboraçao

Páginas: 7 (1725 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2013










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 6
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
APÊNDICES 10
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 11
ANEXOS 12
ANEXO A – Título do anexo 131 INTRODUÇÃO

Todos os dias o assistente social se defronta com espaços sócio-ocupacionais e se pergunta: E agora?
Pois é, esta questão nos põe numa situação de confronto com a consolidação de nosso “eu”, nossa identidade quando nos deparamos com o objeto dado aos assistentes sociais pela instituição na qual presta serviço. Então lança-se um desafio; como agir dentro dessainstituição? de que forma trabalhar? Como fazer parte desse espaço sócio-ocupacional sem mudar nossa forma de pensar e agir? Será que é sempre preciso reinventar uma forma de trabalho tentando se adaptar a cada instituição?
Pode-se então refletir a partir deste determinando pensamentos que por vezes se torna angustiante, afetando o seu profissional, e que nos acompanha a cada vez que entramos numnovo espaço sócio-ocupacional.
A Questão social como objeto do Serviço Social leva assistentes sociais a se inserirem nos mais diferentes espaços de trabalho, porque ao assumir como Projeto Ético-político a defesa intransigente dos direitos humanos e a busca por uma sociedade justa e igualitária, abri um amplo e imenso universo de trabalho posto em um só espaço, o da resistência.Projeto Ético-político define onde devemos chegar e qual objetivo profissional devemos ter como fonte, ou seja, qual objetivo profissional devemos atingir.
O Assistente Social sempre será a garantia de direitos, porque ele trabalha com usuários que trazem em suas vidas as mais diferentes expressões e questões sociais.
Para isso então é necessário articular os fundamentosteórico-metodológicos, éticos-políticos e técnico-operativos e consolidar a indentidade profissional em cada um deles, a partir da finalidade, objeto e objetivos sociais.
2 DESENVOLVIMENTO
1. Os pilares normativos do exercício profissional
Os dois grandes pilares normativos que regulamentam a profissão do assistente social no Brasil são a Lei n. 8.662 e o Código de Ética Profissional; a primeira, umarevisão da Lei n. 3.252/1957, datada de 7 de junho de 1993, é considerada como a principal legislação que regulamenta, disciplina e legitima a profissão do assistente social.
Primeiramente, no seu artigo 2º, estabelece que a profissão será exercida por aqueles que possuam o diploma de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido e devidamente registrado no órgão competente. Os artigos 4º e5º também merecem destaque referindo-se, respectivamente, às competências e às atribuições privativas do assistente social. As competências referem-se a qualificações profissionais de âmbito geral, reconhecidas tanto para os assistentes sociais como para outros profissionais de áreas afins. As atribuições privativas, por sua vez, são competências exclusivas do assistente social, decorrentes,especificamente, de sua qualificação profissional (Simões, 2007). A rigor, todas as 13 atribuições privativas definidas no artigo 5º da citada Lei preservam o espaço ocupacional:
1) Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; 2) Planejar, organizar e administrarprogramas e projetos em unidades de Serviço Social; 3)Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social; 4) Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social; 5) Assumir, no magistério de Serviço Social, tanto em nível de graduação como pósgraduação, disciplinas e funções que exijam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • modelo de elaboração
  • Modelo de Elaboração
  • Modelo elaboraçao de projeto
  • MODELO PARA ELABORAÇÃO DE RESENHA CRITICA
  • Modelo para elaboração de trabalho academico
  • Modelo elaboracao caderno laboratorio
  • modelo elaboração artigo científico
  • Modelo Elaboracao Trabalho Grupo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!