MODELO DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA

5841 palavras 24 páginas
1

1. INTRODUÇÃO
A indústria de desenvolvimento de software tem se tornado uma das mais importantes indústrias do nosso tempo. Empregando milhares de trabalhadores em todos os países do mundo. Essa indústria cria alguns dos produtos mais essenciais que nós utilizamos para manter o nosso estilo de vida. Utilizado para o controle de produção, controle da segurança dos veículos que nós dirigimos, automação dos nossos negócios e em muitas outras áreas de nossas vidas, o software tem se tornado um dos maiores valores de propriedade intelectual do mundo.
Na intensa competitividade no ambiente de desenvolvimento de software, o que separa os melhores dos piores é a habilidade de criar e entregar mais rapidamente os produtos de software com mais qualidade e que melhor reflitam as reais necessidades dos clientes.
Os métodos ágeis utilizados para desenvolvimento de software é um diferencial que promete aumentar a satisfação do cliente agregando maior valor ao produto final, produzindo software alta qualidade e acelerando os prazos de desenvolvimento de projetos.
Este trabalho visa descrever uma abordagem introdutória sobre metodologias de desenvolvimento ágil de software, tais como os principais modelos conhecidos e sua aplicabilidade organizacional.

2

2. METODOLOGIA ÁGIL DE DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento de software precisa ser reconhecido como um processo imprevisível e complicado. Reconhecer que um software nunca foi construído da mesma forma, com a mesma equipe, sob as mesmas circunstâncias antes é a grande mudança do pensamento tradicional de desenvolvimento de software. Mas, o mais importante é reconhecê-lo como um processo empírico: que aceita a imprevisibilidade e tem mecanismos de ação corretiva.
Uma característica das metodologias ágeis é que elas são adaptativas ao invés de serem preditivas. Dessa forma, elas se adaptam a novos fatores durante o desenvolvimento do projeto, ao invés de tentar analisar previamente tudo o que pode ou não acontecer no decorrer do

Relacionados