modelo de contestação de ação de abalroamento

Páginas: 5 (1131 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE ________



Processo nº00000000000








JOÃO, brasileiro, divorciado, servidor público, portador da carteira de identidade nº 000000 expedida pelo DETRAN/RJ, inscrito no CPF sob o nº 0000000000, residente na Rua José, 5000, São Joaquim, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20.000-000, através de seus advogadoslegalmente constituídos, vem a presença de V.Exª., apresentar sua resposta na forma de

CONTESTAÇÃO

aduzindo para tanto o que segue:

DO MÉRITO

Trata-se de ação objetivando o recebimento de indenização referente aos danos ocasionados por acidente de trânsito onde é imputado ao Réu responsabilidade por ato cometido no dia 29/03/12, por volta das 16h, quando a autora que conduzia seuveículo descrito na inicial, imprudentemente, efetuou manobra de ultrapassagem numa esquina, quando o réu aguardava sua vez para acessar nova pista, numa rua deste Município.

Ocorre que os fatos não aconteceram na forma narrada inicialmente, não sendo, portanto, verdadeiras as alegações dos autores.

Assim, restará provada que a parte Ré não tem qualquer responsabilidade pretendidapelos Autores, bem como estes alteram a verdade dos fatos.

Cabe destacar que em momento algum foi comprovada a culpa do Réu no acidente, sendo certo que não reconhece a sua culpa, quiçá culpa concorrente.

Numa tentativa de recuperarem os gastos com o pagamento da franquia da seguradora que recuperou os danos ocorridos no seu veículo, os autores criaram uma versão totalmente descabida efantasiosa, tentando imputar ao réu a culpa pelo ocorrido, afirmando que o mesmo disse que estava distraído falando ao celular, por isso bateu no veículo dos autores, fato este mentiroso e no mínimo fantasioso.

Cabe frisar que não foi apontada por nenhuma autoridade a responsabilidade do Réu, não sendo demonstrado em nenhum momento a sua culpa ou infração às leis de trânsito.

O BRATjuntado é bastante esclarecedor. O Réu estava parado vindo de uma pista de mão única, num cruzamento que exige parada obrigatória, aguardando a passagem de veículos que vinham da sua direita, pois eles têm a preferência por já estarem trafegando na via.

Enquanto aguardava a sua vez, a segunda autora cortou o veículo do réu pela esquerda, enquanto este estava atento aos veículos que vinham dadireita, manobra normal. Quando teve a pista limpa, o Réu virou à esquerda vindo a atingir o veículo da autora que, em manobra irregular, se colocou de forma imprudente no ponto cego do veículo do Réu, fato que a segunda autora afirma para a autoridade policial.

Ora, proceder a uma ultrapassagem num ponto de parada obrigatória, configura por si só a imperícia da segunda autora e, tal fatopode ser constatado pela simples leitura do BRAT.

Dizer que o Réu estava parado no meio da pista utilizando o celular enquanto dirigia é uma tese desprovida de qualquer fundamento fático e de tom completamente leviano.

Destarte, os pedidos dos Autores não merecem ser acolhidos, uma vez que não procedem, pois, o Réu não agiu com imprudência, negligência ou imperícia.

O Réuimpugna a alegação de que agiu com a intenção de intimidar a segunda autora, pois não vislumbrou a sua culpa em momento, razão pela qual não concordou e nem concorda em pagar o prejuízo dos autores, até porque suportou o próprio prejuízo.

DA RESPONSABILIDADE SUBJETIVA

Para configurar o dever de indenizar pretendido pelos Autores com a presente demanda, devem os mesmos demonstrarem osseguintes requisitos; ação voluntária, nexo de causalidade, dano e, principalmente, a culpa do Réu.

Saliente-se, mais, uma vez que em nenhum momento foi demonstrada a culpa do Réu. Na verdade, os autores se arvoram no direito de cobrarem indenização do Réu por achar que o mesmo é o único causador do acidente, porém não foi devidamente averiguada a culpa do Réu ou quiçá dos próprios autores....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo Contestação Ação Rescisória
  • Modelo de contestação em ação revisional de alimentos
  • MODELO CONTESTAÇÃO AÇÃO DIVISÃO DE IMÓVEIS
  • Contestação à ação
  • AÇÃO DE CONTESTAÇÃO
  • Modelo de Contestação
  • Modelo de contestação
  • MODELO DE CONTESTAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!