Modelo de Cobrança - Contribuição Sindical

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA .... VARA DO TRABALHO DE ..... ESTADO DO .....











SINDICATO DE ..... , entidade patronal fundada em ....., inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissionalda área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., por intermédio de seu advogado (a) e bastante procurador (a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE COBRANÇA

em face de....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.PRELIMINARMENTE

DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

A justiça do trabalho é competente para a apreciação da presente demanda, em face da EC nº 45 que alterou o art. 114/CF, ficando ele com a seguinte redação no seu § III:

Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:
III. as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, eentre sindicatos e empregadores.

Portanto, a referida ação de cobrança deve ser julgada por esta Justiça especializada.

DOS FATOS

Pretende o Sindicato Requerente compelir a Empresa Requerida ao pagamento da Contribuição Sindical Patronal referente aos exercícios de XX, XX e XX, com os correspondentes acréscimos legais até março de 2001, conforme se verifica pelo Demonstrativo de Constituiçãode Débito em anexo.

Cumpre ressaltar que, além da guia para recolhimento do imposto sindical, foi encaminhado à Requerida, via AR, notificação para que a mesma procedesse a quitação de seu débito, conforme faz prova o incluso aviso de recebimento, tendo esta se mostrado inerte.

DO DIREITO

A Contribuição Sindical Patronal, objeto da presente demanda é devida por força do artigo 8º, incisoIV (parte final) e artigo 149 da Constituição Federal, e artigo 578 e seguintes da Consolidação das Leis do Trabalho.

Cumpre esclarecer que a Contribuição Sindical é devida por todos os integrantes da categoria econômica ou profissional, independentemente de filiação ao Sindicato, sendo certo que já é pacífico esse entendimento na jurisprudência, conforme ementa do recente julgado do EgrégioSupremo Tribunal Federal, publicado no DJU de 08.05.98 da Relatoria do Exmo. Sr. Ministro Sepúlveda Pertente, 1ª Turma, in verbis:

"SINDICATO - CONTRIBUIÇÃO SINDICAL DA CATEGORIA: RECEPÇÃO - A recepção pela ordem constitucional vigente da contribuição sindical compulsória, prevista no art. 578 da CLT é exigível de todos os integrantes da categoria, independente de sua filiação ao sindicatoresulta do art. 8º, IV, in fine, da Constituição; não obsta à recepção a proclamação, no caput do art. 8º, do princípio da liberdade sindical, que há de ser compreendido a partir dos termos em que a Lei Fundamental a positivou, nos quais a unicidade (art. 8º, II) e a própria contribuição sindical de natureza tributária (art. 8º, IV) - marcas características do modelo corporativista resistente -, dão amedida da sua relatividade (cf. MI 144, Pertence, RTJ 147/868), 874); nem impede a recepção questionada a falta de lei complementar prevista no art. 149, à vista do disposto no art. 34, §§ 3º e 4º, das Disposições Transitórias (cf. RE 146733, Moreira Alves, RTJ 146/684, 694)" (STF, Recurso Extraordinário nº 180745-8, São Paulo, Rel. Ministro Sepúlveda Pertence, publicado no DJU de 08.05.98)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COBRANÇA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
  • Contestação de ação de cobrança de contribuição sindical
  • ACORDAO AÇÃO DE COBRANÇA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
  • Contestação à ação de cobrança de contribuição sindical rural.
  • Contribuição sindical
  • Contribuicao sindical
  • contribuição sindical
  • CONTRIBUICAO SINDICAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!