MODELO DE CENTRALIZA O DE ESTOQUES PARA A LOG STICA DE E P Petrobras

10464 palavras 42 páginas
ISSN 0101-7438

MODELO DE CENTRALIZAÇÃO DE ESTOQUES PARA A LOGÍSTICA DE
SUPRIMENTO DA EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DA PETROBRAS
Edmar Diniz de Figueiredo
UN-SEAL
Petrobras
Aracaju – SE
Maria Aparecida Cavalcanti Netto
MBLog PROJECT / COPPE
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – RJ
Recebido em 01/2001, aceito em 09/2001 após 1 revisão

Resumo
Neste trabalho são analisados alguns aspectos básicos da logística de suprimento do segmento upstream
– Exploração e Produção (E&P) de petróleo, da Petrobras. Nele é proposto um modelo para apoio à decisão de centralização de seus estoques de partes comuns. Foi pressuposto que seria possível reduzir os níveis de estoque por meio da consolidação de locais de estocagem do projeto de redes orientadas para a eficiência. A revisão da literatura permitiu selecionar o modelo apropriado para a situação observada na empresa, base para uma metodologia de gestão do seu suprimento de materiais e equipamentos. Foi feita sua aplicação em um estudo de caso do E&P-Nordeste, cujos resultados indicam ser possível 30,6 % de redução média no nível dos estoques de segurança, os custos da logística variando em função da política de estoques adotada, das distâncias entre os locais, das modalidades de transportes e da freqüência de consumo.

Palavras-chave: logística do petróleo, modelo de estoque, logística de suprimento, centralização. Abstract
This paper analyses some key aspects of the supply logistics for the upstream segment (E&P –
Exploration & Production) of Brazilian oil giant Petrobras. It suggests a model providing support for the decision to centralize its common inventories, based on the assumption that these inventory levels could be lowered through consolidating the storage centers for the efficiency-driven networks project.
A review of the literature led to the selection of the most appropriate model for the company’s situation, forming the basis of a management methodology for its supplies of materials and equipment.
This

Relacionados