modelo de caracterização socio institucional

Páginas: 8 (1903 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013











































































CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL
1- Contextualização histórica
1.1 Identificações da Instituição Campo de Estágio
O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social – CREAS, esta localizado no Município de Castanhal no Pará, endereço RuaComandante de Assis nº 1632, Bairro Nova Olinda, telefone (91) 3713-1855, Email: creas.semas@castanhal.pa.br, e funciona nos dias de Segunda á Sexta no horário de 07h30min ás 18h00min, onde é coordenado pelo Sr Severino da Silva – CRESS 0000 e pela Técnica de Referencia do (a) Programa: Elissandra de Oliveira – CRP 10/0000.
É um espaço de fácil acesso por estar localizado em um bairro de grandemovimentação, onde oferece várias opções de linhas de ônibus urbanas facilitando assim o livre acesso aos serviços oferecidos pela instituição.
O CREAS conta com profissionais que desempenham um excelente trabalho profissional onde cada membro da equipe é responsável e comprometido com os resultados obtidos pelos adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Considerando a definiçãoexpressa na lei nº 12.435/2011, o CREAS é a unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel construir-se em lócus de referencia, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos.
Sua implantação, funcionamento e a oferta direta dos serviços constituemresponsabilidades do poder público local e, no caso do CREAS Regionais, do Estado e municípios envolvidos, conforme o pacto de responsabilidades. Devido á natureza público-estatal, os CREAS não podem ser administrados por organizações de natureza privada sem fins lucrativos, dada a especificidade das situações vivenciadas, os serviços ofertados pelo CREAS não podem sofrer interrupções, seja por questõesrelativas á alternância da gestão ou qualquer outro motivo.


1.2 – Estrutura Organizacional
A composição atual do CREAS em relação ao recurso humano esta composta da seguinte equipe:
Equipe de Profissionais:
01- Coordenador: Severino da Silva
01- Pedagoga: Antônia Passos
01- Psicóloga: Elissandra de Oliveira
01- Assistente Social: Elizabeth Paraiso para Medida Sócia Educativa

Equipede apoio:
02- Estagiárias do Serviço Social
01- Recepcionista
01 Segurança Patrimonial
01 Servente

2 – Objetivo institucional
O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social tem a missão e objetivo acompanhar e fazer cumprir o Programa de Medidas Socioeducativas que é uma ação prevista em Lei socialmente construída tem o intuito de assistir adolescentes autores de atosinflacionais de forma sistemática e humanizada através de atendimentos sociopsicopedagogico direcionado ao fortalecimento do adolescente e sua respectiva família.

2.1 – Natureza dos Programas e Projetos
A formação continuada da equipe é realizada através de cursos, palestras, encontros, capacitação, oficina de Vivência Transpessoal e Oficina de Medidas Sócioeducativas/FUNCAP e esses cursos sãoproporcionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS que são direcionados a demanda da instituição.

O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social tem a

2.2 – Política Social
As normativas que fundamentam a oferta de serviços especializados pelo CREAS no âmbito da política de Assistência Social dentre outras se podem citar:
1. Lei Orgânica de AssistênciaSocial – LOAS, 1993;
2. Política Social de Assistência Social – PNAS, 2004;
3. Norma Operacional Básica – NOB/SUAS, 2005;
4. Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – NOB-RH SUAS, 2006;
5. Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferência de Renda no Âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), 2009;
6. Tipificação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caracterização socio institucional (creas)
  • CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
  • Caracterização sócio institucional do CREAS
  • caracterizaçao socio institucional
  • Caracterização Sócio Institucional CRAS
  • Caracterização sócio institucional
  • Caracterizacão sócio institucional
  • caracterização socio-institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!