Modelo de Artigo - Não é meu.

Páginas: 12 (2888 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014
PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO PROJETO INTEGRADOR DO IFMS, CAMPUS DE TRÊS LAGOAS.
(duplo espaçamento)
Nome do autor – e-mail
Nome do orientador (a) – e-mail
Nome do co-orientador (a) – e- mail (se houver).

(1 espaçamento)
RESUMO: O resumo consiste no primeiro contato de sua pesquisa ao leitor. Através do resumo o leitor irá decidir em continuar a leitura e/oudeixar de ler, será apresentado de forma concisa os pontos mais relevantes e os achados da pesquisa (ABNT, 2003). Devendo ser redigido após o término da pesquisa, expressando uma breve contextualização do assunto abordado; objetivo; procedimento metodológico adotado e as principais considerações sobre o estudo. É “composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração detópicos, recomenda-se o uso de parágrafo único, contendo no mínimo 100 palavras e no máximo 250” (ABNT, 2003, p.2) e 2000 caracteres. Não é utilizado citação de autores; referencias; tabelas; figuras; quadros e anexos. É importante que a “linguagem seja de fácil e de clara compreensão, de modo que o leitor tenha adequado à ideia do que se trata” (VERGARA, 2000, p. 73), não é permitido à expressão degírias e de palavrões. A norma “NBR 6028” estabelece as regras para elaboração de um resumo. O espaçamento é simples, justificado, letra Times New Roman, tamanho 12.
Palavras chave: são três palavras chaves que resume a sua pesquisa. Vem sempre depois do resumo, separadas entre pontos e vírgula e finalizados por ponto final (ABNT, 2003).
(duplo espaçamento)
ABASTRACT e Key words: É recomendadoque o resumo e as palavras chave fossem apresentados em outra língua estrangeira. Geralmente é escrito em inglês (VERGARA, 2000).
(duplo espaçamento)

1.Introdução
(1 espaçamento)
Esse manual é documento orientativo para a elaboração do artigo científico obrigatório na unidade curricular “Projeto Integrador” do IFMS, Campus de Três Lagoas.
Os discentes deverão seguir esse framework comomaterial orientativo para elaboração e concretização dos artigos científicos exigidos para a conclusão do curso. Em consonância com a orientação dos professores orientadores de cada discente.
O discente do IFMS, Campus de Três Lagoas deverá contar com um professor orientador (a) para conduzir suas pesquisas. Podendo incluir um co-orientador (a) (se houver).
No final de cada semestre na unidadecurricular de “Projeto Integrador” deverá ser realizada uma banca de professores da instituição com o intuito de aprimorar a qualidade da pesquisa.
O aluno terá um prazo de uma semana para acrescentar em seu trabalho as sugestões da banca e em seguida entregar uma cópia da versão final do trabalho para o docente responsável da unidade curricular “Projeto Integrador”.
As normas de formatação estãodescrito no tópico Procedimento Metodológico do referido documento. Essas são fruto das diretrizes da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas no que tange a produção científica discutida em sala de aula.
É recomendado o uso da Norma NBR 6022 que “estabelece um sistema para a apresentação dos elementos que constituem o artigo em publicação periódica científica impressa” (ABNT, 2003 (b)).Vale ressaltar, que a estrutura do artigo é composta por: resumo e palavra chave em português e inglês; introdução; problema de pesquisa; objetivo; referencial teórico; procedimento metodológico; análise e interpretação dos dados; considerações finais; referenciais e por último os anexos (se houver).
Vale ressaltar, que o artigo científico é fruto da construção de um conhecimento, onde énecessário uma sequencia de ideias e de assuntos, obedecendo a um começo, meio e o fim.
Diante deste contexto, a introdução é o primeiro tópico da pesquisa, consiste na contextualização do assunto abordado ao leitor, aguçando sua curiosidade, na qual se tenta “vender-lhe” o projeto estudado (VERGARA 2000).
Devem “constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MODELO DE ARTIGO
  • Modelo de artigo
  • Modelos de artigo
  • Modelos de artigo
  • MODELO DE ARTIGO
  • MODELO DE ARTIGO
  • Artigo Modelo
  • Modelo de Artigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!