modelo de análise e descrição Saussure e Hjelmslev

Páginas: 2 (364 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Quais as principais características do modelo de análise e descrição de linguagem, elaborados por Saussure e Hjelmslev e o que os diferenciam fundamentalmente?


Fundamentalmente não existemgrandes diferenças entre os modelos de Saussure e Hjelmslev, no entanto, Saussure afirma que sua matriz deve se distender a compreensão do signo no meio da vida social, desta forma, analisando os signosideologicamente e politicamente. Em Saussure entende-se linguagem como o sistema de signos, um sistema de convenções. Baseado nas definições de signo, significante e significado, porém signo não éarbitrário, pode não existir relação lógica entre uma palavra e o que é representado por ela.


Hjelmslev qualifica a definição tradicional de signo como imprecisa e constata, não sabendo o que são ossignos seria mais adequado falar de algo cuja existência é constatada, portanto, para ele é necessário excluir o fator ideológico e político da análise do signo.


O sistema Hjelmsleviano tambémfaz análises dicotômicas, porém mantém-se mais especifico em sua análise. Na aplicação da dicotomia esquema/uso ele estabelece uma distinção entre três planos, esquema, norma e uso. Esquema é entendidocomo a língua em Saussure, a norma é a forma material da língua manipulado pelos usuários sem conter detalhes específicos, o uso é a língua manifestada especificadamente em
cada grupo social.Podemos entender melhor se observarmos a função semiótica que é constituída na dicotomia expressão e conteúdo. Tanto para Saussure e Hjelmslev não existe função semiótica sem a presença simultânea daexpressão e conteúdo, e cada um desses itens pressupõe a existência do outro: A expressão só é tal por que revela um conteúdo e o conteúdo só é tal porque é conteúdo de uma expressão. Hjelmslev atribuipara cada item os componentes, forma e substancia, pode-se entender a forma como aquilo que é passível de descrição pela linguística e a substancia como o conjunto de aspectos linguísticos que só...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saussure e Hjelmslev
  • AS LINHAS SEMANTICAS DE SAUSSURE E HJELMSLEV
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!