modelo de análise e descrição Saussure e Hjelmslev

364 palavras 2 páginas
Quais as principais características do modelo de análise e descrição de linguagem, elaborados por Saussure e Hjelmslev e o que os diferenciam fundamentalmente?

Fundamentalmente não existem grandes diferenças entre os modelos de Saussure e Hjelmslev, no entanto, Saussure afirma que sua matriz deve se distender a compreensão do signo no meio da vida social, desta forma, analisando os signos ideologicamente e politicamente. Em Saussure entende-se linguagem como o sistema de signos, um sistema de convenções. Baseado nas definições de signo, significante e significado, porém signo não é arbitrário, pode não existir relação lógica entre uma palavra e o que é representado por ela.

Hjelmslev qualifica a definição tradicional de signo como imprecisa e constata, não sabendo o que são os signos seria mais adequado falar de algo cuja existência é constatada, portanto, para ele é necessário excluir o fator ideológico e político da análise do signo.

O sistema Hjelmsleviano também faz análises dicotômicas, porém mantém-se mais especifico em sua análise. Na aplicação da dicotomia esquema/uso ele estabelece uma distinção entre três planos, esquema, norma e uso. Esquema é entendido como a língua em Saussure, a norma é a forma material da língua manipulado pelos usuários sem conter detalhes específicos, o uso é a língua manifestada especificadamente em cada grupo social.

Podemos entender melhor se observarmos a função semiótica que é constituída na dicotomia expressão e conteúdo. Tanto para Saussure e Hjelmslev não existe função semiótica sem a presença simultânea da expressão e conteúdo, e cada um desses itens pressupõe a existência do outro: A expressão só é tal por que revela um conteúdo e o conteúdo só é tal porque é conteúdo de uma expressão. Hjelmslev atribui para cada item os componentes, forma e substancia, pode-se entender a forma como aquilo que é passível de descrição pela linguística e a substancia como o conjunto de aspectos linguísticos que só

Relacionados