MODELO DA EXPECT NCIA DE VICTOR VROOM

523 palavras 3 páginas
MODELO DA EXPECTÂNCIA DE VICTOR VROOM

Introdução

Este artigo apresenta uma pesquisa de caráter exploratório – descritivo, realizada com alunos do curso de Administração no Uniplan. O objetivo da pesquisa é conhecer os níveis de satisfação dos alunos no trabalho, bem como a dinâmica de fatores motivacionais que os condicionam. Buscou - se conhecer o valor atribuído pelos alunos a fatores motivacionais presentes no ambiente de trabalho (valência), sua percepção em relação à disponibilização,pela empresa, dos mesmos fatores (instrumentalidade) e as expectativas individuais em relação à capacidade de atingir as metas propostas pela empresa (expectância). Calculou-se então o índice motivacional (ForçaMotivacional) dos alunos para o trabalho. Os resultados revelaram um índice motivacional abaixo da média ideal – o que pôde ser justificado pelas discrepâncias (gaps) entre o que os alunos desejam (valência) e o que asempresas oferecem (instrumentalidade). Os fatores mais valorizados pelos alunos estão relacionados ao Desenvolvimento Profissional e ao Relacionamento Interpessoal, em detrimento de Remunerações Extras e Prestígio.

EXPECTÂNCIA DE VICTOR VROOM
Como defende Kanfer (1990), as teorias cognitivas da motivação propostas por Edwards, Lewin, Sears e outros deram origem à família de teorias da expectância. O modelo desenvolvido por Vroom é o mais conhecido dentro da psicologia industrial e organizacional; é um modelo motivacional complexo, aceito e explorado em nível internacional. Cabe ressaltar que o modelo multiplicativo de Victor H. Vroom da teoria da Expectância, um dos modelos mais largamente aceitos e testados a nível internacional, não possui muitos estudos quanto à sua aplicabilidade no contexto da cultura brasileira, reafirmando a importância da análise proposta por este trabalho.
No modelo multiplicativo de Victor Vroom são consideradas três variáveis determinantes da motivação do indivíduo – valência, instrumentalidade e expectância – e a capacidade

Relacionados