Modelo contestação

Páginas: 6 (1357 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1º VARA CÍVEL DA COMARCA DE RIO GRANDE/RS








PROCESSO N°






________________, devidamente qualificado nos autos da Ação de Reparação de Danos supra mencionada, proposta por ______________________, também já devidamente qualificado, em trâmite perante esse r. juízo, vem, através de seu procurador firmatário,perante Vossa Excelência, apresentar CONTESTAÇÃO conforme as razões de fato e direito que adiante seguem:


I - SÍNTESE


Improcedem as alegações contidas na reclamação feita pelo reclamante, principalmente, porque, pelas próprias informações prestadas pelo requerente, percebe-se que não é possível que o evento tenha ocorrido da maneira narrada.


Dessa formanarrou o requerente para autoridade policial: “A vitima estava vindo pela rua Jaguarão quando parou seu veículo na esquina para dar preferência de passagem para quem estava transitando pela avenida Rio Grande, quando estava aguardando sua passagem pelo cruzamento um carro de alta velocidade estava tentando dobrar pela mesma rua que o estava parado a vítima dentro do seu veículo e acabou o infratorse perdendo na curva, vindo bater no carro da vítima.”


No entanto, tendo em vista que os danos foram causados na parte dianteira e lateral esquerda do veículo do requerente, percebe-se que os fatos não podem ter ocorrido da maneira relatada, tendo o acidente ocorrida por culpa exclusiva do autor, conforme vai ser narrado a seguir.
II – FUNDAMENTOS

Percebe-se pelo diagramaabaixo que o condutor do veículo de propriedade do réu trafegava em sentido bairro centro, pela Av. Rio Grande, percebe-se que o transito estava lento devido ao engarrafamento do horário, não podendo o veiculo estar em alta velocidade, como foi colocado. Ao contrário do que alega o requerente, o réu não tinha intenção de entrar na Jaguarão, ele tentou desviar do requerente, virando o carro para adireita.


Assim, o causador do acidente foi o autor, pois este adentrou na Av. Rio Grande, em alta velocidade, pois queria atravessar a Avenida, pela rua Jaguarão, e devido ao movimento, não tinha vez de atravessar, invadindo a preferencial, e ocasionando o acidente.


Resta evidente que o condutor não teve culpa, visto que foi o próprio requerente o causador do fato,colocando a frente seu veículo. O réu ainda foi cuidadoso em tentar desviar para a direita, pois pela esquerda havia fluxo de carros, e devido ao engarrafamento não pôde frear bruscamente, pois acarretaria engavetamento.


Com efeito, as testemunhas que presenciaram o acidente confirmarão o que, desde já, é evidenciado pelas manifestas incoerências das informações prestadas peloautor!


Tendo sido o condutor do veículo do réu aquele que agiu sem culpa, pois de fato não havia o que fazer, percebe-se que os cuidados objetivos exigidos àqueles que conduzem automóveis, foram devidamente observados pelo réu, fato que corrobora que foi o autor o causador do evento danoso, não deverá pairar dúvidas acerca do prejuízo sofrido pelo ora Réu por culpa exclusiva docondutor do veículo de propriedade do Autor, cabendo ao autor o dever de ressarcir o requerido, nos termos do art. 159 do Código Civil Brasileiro, o que será pleiteado em sede de reconvenção.




III – MÉRITO


Da culpa exclusiva do autor


Não houve ato ilícito do réu, pois o mesmo trafegava na Av. Rio Grande, sendo esta preferencial. O réu trafegavasegundo as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. A rua Jaguarão estava devidamente sinalizada com uma placa de pare, o que demonstra a preferencia da Avenida.
Visto isso, percebe-se que o evento danoso deu-se exclusivamente por culpa do AUTOR, que invadiu a via preferencial por onde transitava o RÉU.


Assim, resta claro que quem agiu de forma negligente e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo de contestação
  • MODELO DE CONTESTAÇÃO
  • Contestação(modelo)
  • Modelo de contestação
  • Modelo de contestação
  • Modelo de contestação
  • modelo de contestação
  • Modelo de Contestação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!