modelo cmm

Páginas: 5 (1036 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Modelo CMM
Surgiu da necessidade de atender a uma demanda do governo federal dos EUA, de criação de um método para avaliar a capacitação de seus fornecedores de software. Em set/87 o SEI lançou uma breve descrição de um ambiente de maturidade de processo de software e desenvolveu dois métodos (1 - avaliação do processo de software, e 2 - avaliação da capacidade de software) e um questionáriode maturidade para avaliar a maturidade do processo de software. A "Avaliação do processo de software" tem o objetivo de determinar o nível do processo atual de desenvolvimento de software de uma organização, e a "Avaliação da capacidade de software” objetivo identificar fornecedores qualificados para o desenvolvimento de software.
Após quatros anos de experiência com o ambiente de maturidade doprocesso de software e o questionário de maturidade, o SEI evoluiu esse ambiente de maturidade para o CMM – Modelo de Maturidade da Capacitação.
Para se entender esse conceito trazido pelo CMM da maturidade do processo de software, é preciso entender alguns conceitos básicos que são usados para descrever uma organização madura.
Segundo o IEEE, "Processo" é uma seqüência de passos realizadospara atingir um determinado objetivo, e pelo CMM, um "Processo de Software" é um conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações que as pessoas usam para desenvolver e manter o software e seus produtos associados. O CMM tem seu foco no processo de software por entender que a qualidade de um sistema de software é fortemente influenciada pela qualidade do processo utilizado paradesenvolvê-lo e mantê-lo. Portanto, uma premissa do CMM é o foco no "processo" da mesma forma que no "produto", pois enfocando apenas o "produto" se perde o conhecimento de como produzi-lo melhor por não se ter desenhado, conhecido e, constantemente, melhorado o processo utilizado para desenvolver o produto.
A "capacidade do processo de software" descreve o conjunto de resultados esperados que possa seratingido quando se segue o processo de software estabelecido. Já a "maturidade do processo de software" é o quanto um processo específico é explicitamente definido, gerenciado, medido, controlado e efetivo. Maturidade implica num potencial de crescimento da capacidade e indica tanto a riqueza do processo de software de uma organização, quanto à consistência na qual o processo é aplicado nos projetosde toda a organização.
Conforme as empresas de software vão evoluindo, seus processos de software se tornam melhores, mais bem definidos e são implementados mais consistentemente em toda a organização. Esse foco do CMM no "processo" é uma forma de potencializar as pessoas que desenvolvem e participam do processo de desenvolvimento do software. Um processo de software efetivo significa quepessoas, métodos e tecnologia formam um todo integrado.
Quando o processo de desenvolvimento de software de uma organização é imaturo, o processo é improvisado pelos técnicos e gerentes, não sendo, portanto, rigorosamente seguido; existe uma dependência grande dos técnicos atualmente responsáveis pelo projeto; é difícil de perceber o andamento e qualidade do projeto; o uso de novas tecnologias é umrisco; o custo da manutenção é alto e é difícil de prever a qualidade final do produto. Muitas organizações com essas características estão constantemente "apagando incêndio", portanto reagindo, sem tempo para analisar e propor melhorias no processo de desenvolvimento do software.
Numa empresa de software que tem um processo maduro existe uma consistência na forma que o trabalho é feito,definido, documentado e constantemente melhorado. O processo é conhecido, utilizado e dinâmico, uma vez que é continuamente otimizado. Nessas empresas o desenvolvimento dos projetos é visível, a utilização do processo é controlada e medida, a inserção de novas tecnologias é feita de forma disciplinada, e as pessoas desenvolvem seu potencial mais plenamente, sendo mais produtivas para a organização.
É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MODELO DE MATURIDADE DA CAPACITAÇÃO – CMM
  • Capacidade de avaliação de um software utilizando o modelo cmm
  • Cmm(capability maturity model
  • Modelos de Maturidade Aplicados aos Processos de Negócio (Modelo BPMM Baseado no CMM)
  • cmm relatorio
  • Cmm av3
  • Lista cmm
  • RESENHA CRITICA DE CMM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!