Modelo burocratico de organização

Páginas: 13 (3192 palavras) Publicado: 23 de maio de 2011
MODELO BUROCRÁTICO DA ORGANIZAÇÃO

ALUNOS
     

CAROL EDUARDO JOICE MÁRCIO ODAIR SUZAN

ORIGENS DA TEORIA DA BUROCRACIA
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração por volta da década de 1940, em função dos seguintes aspectos:
   

A fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas. A necessidade de um modelo de organizaçãoracional. O crescente tamanho e complexidade das empresas. O Ressurgimento da Sociologia da Burocracia.

A fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica das Relações Humanas


Ambas oponentes e contraditórias, revelam pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo.

A necessidade de um modelo de organização racional
Capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros participantes. Aplicável as fábricas e principalmente as empresas.

O crescente tamanho e complexidade das empresas


Passou a exigir modelos organizacionais mais bem definidos. Milhares de homens e mulheres em diferentes setores de produção e em diferentes níveis hierárquicos: Engenheiros eadministradores no topo e operários na base da pirâmide. Devem executar tarefas específicas e ser dirigidos e controlados.

O Ressurgimento da Sociologia da Burocracia


A partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, seu criador, a qual propõe um modelo de organização. E as organizações não tardaram em tentar aplicá-lo na prática, proporcionando as bases da teoria da burocracia.

Burocraciacomo forma de organização


A Burocracia, teve sua origem nas mudanças religiosas verificadas após o Renascimento. Max Weber salienta que o sistema moderno de produção, racional e capitalista, não se originou das mudanças tecnológicas nem das relações de propriedade, como afirmava Karl Max, mas de um novo conjunto de normas sociais morais, às quais denominou “ética protestante”.

Weberdistingue três tipos de Sociedade
1.

2.

3.

Sociedade Tradicional: onde predominam características patriarcais e patrimonialistas, como a família, o clã, sociedade medieval etc. Sociedade Carismática: onde predominam características místicas, arbitrárias e personalísticas, como grupos revolucionários, partidos políticos, nações em revolução etc. Sociedade legal, racional ou burocrática: ondepredominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como grandes empresas, estados modernos, exércitos etc.

Weber aponta três tipos de autoridade


Autoridade Tradicional: O líder tradicional é o senhor que comanda em virtude de seu status de herdeiro e sucessor. Suas ordens são pessoais e arbitrárias, seus limites são fixados pelos costumes e hábitos e os seussúditos obedecem-no por respeito ao seu status tradicional. A dominação tradicional pode assumir duas formas no aparato administrativo: Forma Patrimonial: Os servidores pessoais economicamente dependentes do líder. Forma Feudal: São aliados com maior grau de autonomia em relação ao líder. Utilizados por, tribo, clã, família, sociedade medieval.

Weber aponta três tipos de autoridade


AutoridadeCarismática: O poder carismático é um poder sem base racional, é instável e facilmente adquire características revolucionárias. Não pode ser delegado nem recebido em herança, como a tradicional. O pessoal administrativo é escolhido e selecionado segundo a confiança que o líder deposita nos subordinados. Se o subordinado deixa de merecer a confiança, substitui-o por outro mais confiável. Aplicávela líderes políticos como Hitler, Kennedy; da indústria como Matarazzo, Ford.

Weber aponta três tipos de autoridade


Autoridade legal, racional ou burocrática: Tem seu fundamento nas leis e na ordem legal. A posição dos funcionários e suas relações com o governante, os governados e colegas burocratas são definidas por regras impessoais e escritas, direitos e deveres inerentes a cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo Burocrático de Organização, CHIAVENATO
  • Modelo burocratico da organizaçao
  • modelo burocratico de organizaçao
  • Modelo burocrático de organização
  • RESUMO SOBRE O MODELO BUROCRATICO DE ORGANIZAÇÃO
  • MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO – EM BUSCA DA ORGANIZAÇÃO IDEAL.
  • Modelo Burocrático de Organização e Teoria Estruturalista da Administração
  • MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO: Principais Abordagens, Contribuições e Limitações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!