Modelo burocrático e Teoria Estruturalista

Páginas: 7 (1613 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2013
Modelo burocrático e Teoria Estruturalista


Modelo burocrático de organização

O modelo burocrático de organização, ou burocracia, é considerado o mais comum dentro do capitalismo, é o modelo no qual a maioria das organizações se ajusta, um tipo de sistema social dominante na atualidade. Vários autores chegaram à conclusão de que a burocracia deveria ser vista sob uma perspectivadimensional, ou seja, por meio de alguns aspectos que a caracterizassem e que permitissem compreender o grau de burocratização das organizações.
No entanto várias críticas foram tecidas à burocracia, chamadas por muitos autores de disfunções da burocracia, como a internalização das normas, excesso de formalismo e papelório, resistência a mudanças, despersonalização do relacionamento, categorização dorelacionamento, super conformidade, exibição de sinais de autoridade, dificuldades com clientes. Sendo geradora de conflitos, de alienação, de antipatia e hostilidade entre os funcionários, de recalcamento, de falta de identificação, além de ser incompatível com o pleno desenvolvimento das potencialidades humanas e causar a redução da liberdade do trabalhador.
Essas críticas ao modeloburocrático provocaram reações, no sentido de se buscar novas formas de organizar o trabalho e a produção. Desta forma, mesmo reconhecendo a eficiência de grande parte do modelo burocrático, algumas abordagens diferenciadas sobre a gestão surgiram, algumas propondo um possível rompimento com a burocracia, mas nem sempre alcançado, como as organizações coletivistas, outras somente procurando sanar essas.São características da Burocracia o caráter legal das normas, caráter formal das comunicações, divisão do trabalho, impessoalidade no relacionamento, hierarquização da autoridade, rotinas e procedimentos, competência técnica e mérito, especialização da administração, profissionalização.

Origens da burocracia

A origem do termo burocracia é remetida a um ministro do governo francês doséculo XVIII chamado Jean-Claude Marie Vincent que criou o termo bureaucratie, burocracia em português, para se referir às repartições públicas. O termo é formado pelo termo francês bureau (escritório) e krátos, oriundo do grego e que significa poder. Portanto, a palavra burocracia referiu-se, em sua criação, ao exercício do poder nos escritórios e repartições públicas.
Na literatura, o termo foidesenvolvido mantendo suas origens, porém com uma profundidade muito maior e já não se referia somente a repartições públicas e escritórios, mas a vários tipos de organizações. A contribuição de maior relevância a respeito da burocracia foi a do alemão Max Weber, e no qual vários outros autores se inspiraram e aprofundaram seus conceitos, ou mesmo os sistematizaram.
Vantagens do modeloburocrático

O modelo burocrático permite um tratamento com igualdade de direitos, isto é, permite criar padrões de ações para situações semelhantes. É vantajoso em empresas estáveis, onde as mudanças são lentas, assim como em serviços, onde o volume de atendimento é grande, regras burocráticas facilitam e aceleram o processo.
Embora esse modelo burocrático seja considerado eficiente, essa eficiênciatem caráter dúbio, pois seu resultado pode ser uma ameaça à liberdade individual. São eles:
1) Racionalidade para o alcance de objetivos organizacionais.
2) Precisão na definição do cargo e conhecimento dos deveres.
3) Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem. Ordens e papéis tramitam por canais preestabelecidos.
4) Univocidade de interpretaçãogarantida pela interpretação específica e escrita. Por outro lado a informação é discreta, pois é fornecida apenas a quem deve recebê-la.
5) Uniformidade de rotinas e procedimentos.
6) Continuidade da organização, algo que pode não acontecer na liderança carismática.
7) Redução do atrito ente as pessoas, pois cada funcionário conhece o que é exigido dele e quais os limites entre suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo Burocrático de Organização e Teoria Estruturalista da Administração
  • Modelo Burocrático e Estruturalista da Administração
  • Teoria do Modelo Burocratico
  • Resenha
  • Modelo burocratico
  • Modelo burocratico
  • Modelo burocratico
  • MODELO BUROCRATICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!