Modelo Atômico

Páginas: 11 (2585 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
Modelo Atômico




Matheus Julio das Neves - Nº 25
Professora: Regina
2013
Índice
Capa ---------------------------------------------------- Pág. 1
Índice -------------------------------------------------- Pág. 2
Introdução -------------------------------------------- Pág. 3
Modelos Atômicos ------------------------------------ Pág. 4
Modelo Atômico de Thomson------------------------ Pág. 4
Modelo Atômico de Rutherford --------------------- Pág. 5
Modelo Atômico de Dalton --------------------------- Pág.6
Modelo Atômico Clássico ----------------------------- Pág. 7
Modelo atômico Atual -------------------------------- Pág. 9
Demócrito -------------------------------------------- Pág. 9
James Chadwick ------------------------------------- Pág. 10
Modelo atômico deNiels Bohr ------------------------------ Pág. 11
Numero Atômicos ------------------------------------Pág. 12
Número de massa ------------------------------------ Pág. 14
Introdução
Por volta de 400 a.C., surgiram os primeiros conceitos teóricos da Química.
Os filósofos gregos Demócrito e Leucipo afirmavam que a matéria não era contínua, e sim constituída por minúsculas partículasindivisíveis, às quais deram o nome de átomos. Platão e Aristóteles, filósofos muito influentes na época, recusaram tal proposta e defendiam a idéia de matéria contínua.
Esse conceito de Aristóteles permaneceu até a Renascença, quando por volta de 1650 d.C. o conceito de átomo foi novamente proposto por Pierre Cassendi, filósofo francês.
O conceito de "Teoria atômica" veio a surgir após a primeira idéiacientífica de átomo, proposta por John Dalton após observações experimentais sobre gases e reações químicas.
Os modelos atômicos são, portanto, teorias fundamentadas na experimentação. Tratam-se, portanto, de explicações para mostrar o porquê de um determinado fenômeno. Diversos cientistas desenvolveram suas teorias até que se chegou ao modelo atual. 










Modelos Atômicos

Modeloatômico é o modelo que se usa para representar o átomo. Atualmente, é o modelo da mecânica quântica ou da mecânica ondulatória ou modelo orbital ou da nuvem eletrônica aceito para definir a estrutura atômica.
Na antiguidade acreditava-se que dividindo a matéria em pedaços cada vez menores, chegar-se-ia a um ponto onde partículas, cada vez menores, seriam invisíveis ao olho humano e, segundoalguns pensadores, indivisíveis. Graças a essa propriedade, receberam o nome de átomos, termo que significa indivisíveis, em grego. Foi quando surgiu entre os filósofos gregos o termo atomismo.
Parmênides propôs a teoria da unidade e imutabilidade do ser, esta, estava em constante mutação através dos postulados de Heráclito.
O atomismo foi a teoria cujas intuições mais se aproximaram das modernasconcepções científicas sobre o modelo atômico.
No século V a.C. Leucipo de Mileto juntamente a seu discípulo Demócrito de Abdera, (400 a.C.), considerado o pai do atomismo grego, discorreram sobre a natureza da matéria de forma elegante e precisa.
Demócrito, propôs que a realidade, o todo, se compõe não só de átomos ou partículas indivisíveis de natureza idêntica, conforme proposto por Parmênides.Demócrito acreditava que o vácuo era um não ente. Esta tese entrou em franca contradição com a ontologia parmenídea.
Modelo Atômico de Thomson
Pesquisando sobre raios catódicos e baseando-se em alguns experimentos, J.J. Thomson propôs um novo modelo atômico. Thomson demonstrou que esses raios podiam ser interpretados como sendo um feixe de partículas carregadas de energia elétrica negativa. Aessas partículas denominou-se elétrons. Por meio de campos magnético e elétrico pôde-se determinar a relação carga/massa do elétron. 
Consequentemente, concluiu-se que os elétrons (raios catódicos) deveriam ser constituintes de todo tipo de matéria pois observou que a relação carga/massa do elétron era a mesma para qualquer gás empregado. O gás era usado no interior de tubos de vidro rarefeitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos atômicos
  • Modelos atômicos
  • MODELO ATÔMICO
  • Modelos Atômicos
  • Modelos ATÔMICOS
  • modelos atômicos
  • Modelo atomico
  • Modelos atomicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!