Modelo Artigo 9

Páginas: 18 (4264 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
Nome da Revista
Vol. , Nº. 0, Ano 2014


autor
Gisele Antonia de Oliveira Silva
gih_prof@yahoo.com.br


coautor1
Katia S. Mastrangelo
professorakatiamastrangelo@gmail.com















O OLHAR E A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS À ALFABETIZAÇÃO


ResuMO
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, sobre as possibilidades deatuação do psicopedagogo, com destaque para o atendimento clínico. A pesquisa mostra ainda, sugestões de caminhos para a alfabetização e as definições mais utilizadas para distúrbios, transtornos e dificuldades de aprendizagem. Por fim, o artigo ressalta a importância da postura e do olhar do psicopedagógico em relação à família e a criança portadora de alguma deficiência, compreendendo que otrabalho do psicopedagogo requer uma constante reflexão sobre a sua atuação.

Palavras-Chave: Psicopedagogo: Olhar; Atuação; Dificuldades de Aprendizagem.

abstract
This article presents the results of a literature search on the performance possibilities of the educational psychologist, with emphasis on clinical care. The research also shows hints of paths to literacy and the settings used for mostdisorders, disorders and learning disabilities. Finally, the article highlights the importance of posture and gaze of educational psychology in relation to the family and the child with a disability, including the work of educational psychologist requires constant reflection on his performance.


Keywords: Psychopedagogists: Look; Performance; Learning Disabilities.

Introdução
Todos os anos,alunos com dificuldades de aprendizagem são reconhecidos por professores, sendo que algumas dessas dificuldades apresentam múltiplos graus de comprometimento.
Esse projeto tem como propósito explanar, por meio de relatos de autores como Sara Paín, Tânia Mara Grassi, Nadia Bossa, Edith Rubinstein entre outros, como se dá a atuação do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem e a importânciado olhar diferenciado que esse profissional tem ou necessitaria ter, quando o assunto é a dificuldade de um aluno.
A grande interrogação por parte de pais e professores é: “Por que algumas crianças têm mais facilidade em aprender, enquanto outras não alcançam sucesso, tendo até mesmo dificuldades em se concentrar nas aulas e nas atividades propostas?”.
Muitas dessas dificuldades estãoassociadas às causas socioculturais, emocionais, pedagógicas e neurológicas. Tendo ainda outros elementos como geradores das dificuldades, tais como: problemas orgânicos como audição, fala e visão, hábitos inapropriados de estudo, pouca ou nenhuma motivação, desatenção, relação aluno/professor, deficiências intelectuais, carências no ambiente em que convive, etc.
A incumbência do psicopedagogo éinvestigar as causas da não aprendizagem, utilizando técnicas competentes a ele, bem como encaminhar o aluno, quando necessário, para outros profissionais competentes tais como: Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicomotricista entre outros.
1. Campo de atuação do psicopedagogo
Muitas são as dúvidas de como e qual é realmente o papel do psicopedagogo e quais são as contribuições desse profissional naatualidade.
Suas áreas de atuação presentemente abrangem o atendimento clínico, o atendimento nas instituições escolares, na área hospitalar e na área empresarial.
A Psicopedagogia Clínica apresenta possibilidades de um aprendizado fora do âmbito escolar. Esse atendimento diferenciado e individualizado acaba por não destinar-se somente a questões relacionadas à aprendizagem, podendo desencadear problemasindividuais que muitas vezes se encontram afastados da unidade escolar.
Na psicopedagogia clínica, desenvolve-se um trabalho de avaliação diagnóstica psicopedagógica em que se procura conhecer o sujeito como ele é considerando todos os aspectos que o constituem. Esse trabalho é desenvolvido por meio de uma investigação completa e cuidadosa, com o uso de instrumentos e recursos específicos, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A CONSTITUCIONALIDADE DO ARTIGO 9°-A da LEP
  • MODELO DE ARTIGO
  • Modelo de artigo
  • Habit Artigo 9
  • Modelos de artigo
  • Modelos de artigo
  • MODELO DE ARTIGO
  • MODELO DE ARTIGO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!